• Carregando...
O presidente americano Donald Trump fala com jornalistas na Casa Branca, 11 de maio
O presidente americano Donald Trump fala com jornalistas na Casa Branca, 11 de maio| Foto: Drew Angerer/ Getty Images/ AFP

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta segunda-feira, 11, que não está "interessado" em reabrir as negociações do acordo comercial com a China para relaxar os termos do pacto em meio à pandemia de coronavírus. "Quero ver se eles vão cumprir o acordo que assinaram", disse o republicano em uma coletiva de imprensa, ao criticar o país asiático por ter supostamente "tirado vantagem" dos EUA por anos.

A coletiva de imprensa na Casa Branca foi encerrada de forma tumultuada após um embate entre Trump e uma jornalista.

"Não estou feliz com a China. Eles poderiam ter parado o coronavírus no começo", declarou o presidente, em mais uma crítica à forma como Pequim lidou com a pandemia de Covid-19.

Ao ser questionado sobre o exame de coronavírus do vice-presidente Mike Pence, Trump disse que ele testou negativo e está "em boa forma". Recentemente, funcionários da Casa Branca, incluindo um motorista pessoal de Trump e uma assessora de Pence, tiveram resultado positivo para Covid-19. Alguns dos principais assessores da força-tarefa do governo americano para a crise do coronavírus estão em quarentena após terem sido potencialmente expostos ao vírus.

A partir de agora, visitantes e funcionários da Casa Branca terão que usar máscaras de proteção.

A coletiva de imprensa na Casa Branca foi encerrada abruptamente após a pergunta de uma jornalista da CBS News ao presidente americano, segundo noticiou a imprensa internacional. A jornalista Weijia Jiang perguntou a Trump por que ele insiste em dizer que os EUA estão testando mais que outros países: "Por que isso é uma competição global para você, se todos os dias os americanos estão perdendo as suas vidas e continuamos vendo novos casos todos os dias?".

Trump respondeu: "[As pessoas] estão perdendo suas vidas em todo o mundo. Talvez você deva fazer essa pergunta à China. Não pergunte a mim. Pergunte à China. Quando você fizer essa pergunta à China, pode receber uma resposta muito incomum".

Jiang, que tem origem asiática, questionou Trump: "Por que o senhor está dizendo isso a mim, especificamente?". O republicano então disse: "Não estou dizendo isso especificamente para ninguém. Estou dizendo isso a qualquer um que perguntasse uma questão maldosa como essa".

Trump encerrou a entrevista poucos momentos depois.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]