• Carregando...
Neurocirurgião Ben Carson assumiu a ponta na corrida pela vaga dos Republicanos à candidatura à Casa Branca | CARLOS BARRIA/REUTERS
Neurocirurgião Ben Carson assumiu a ponta na corrida pela vaga dos Republicanos à candidatura à Casa Branca| Foto: CARLOS BARRIA/REUTERS

O neurocirurgião aposentado Ben Carson, 64, passou o magnata Donald Trump na disputa pela candidatura republicana à Casa Branca, segundo a última pesquisa New York Times/CBS News, divulgada nesta terça (27).

A ascensão do “outsider”, que aparece com 26% das intenções de voto, tira o excêntrico Trump da liderança pela primeira vez em quatro meses. O apoio ao magnata ficou em 22%. A diferença, contudo, fica dentro da margem de erro.

A pesquisa surpreende também por colocar os demais pré-candidatos republicanos bem atrás dos dois, inclusive o ex-governador da Flórida Jeb Bush, filho e irmão de ex-presidentes.

Bush, que até junho liderava as pesquisas, aparece nesta sondagem com 7% de apoio, junto com Carly Fiorina, ex-executiva-chefe da HP. O senador pela Flórida Marco Rubio, filho de cubanos, obteve 8%.

Os senadores Rand Paul e Ted Cruz, o ex-governador do Arkansas Mike Huckabee e o governador de Ohio John Kasich ficaram, cada um, com 4% das intenções de voto.

A pesquisa, que sai na véspera do terceiro debate republicano, também evidencia, contudo, uma considerável volatilidade na disputa.

Sete de cada dez entrevistados disseram ser ainda muito cedo para determinar quem eles iriam apoiar em 2016.

Apenas 28% indicaram já ter tomado uma decisão final. Mas os eleitores do Trump estão mais certos de sua escolha que os de Carson. Cerca de 55% dos que apoiam o magnata dizem que não mudarão de ideia, enquanto 80% dos que escolheram o médico dizem ser muito cedo para garantir que votariam nele.

A sondagem foi feita com 575 eleitores republicanos, por telefone, entre os dias 21 e 25 de outubro. A margem de erro é de seis pontos percentuais para mais ou menos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]