• Carregando...
O presidente dos EUA, Donald Trump, durante anúncio de nova proposta para o sistema de imigração americano
O presidente dos EUA, Donald Trump, durante anúncio de nova proposta para o sistema de imigração americano| Foto: MANDEL NGAN / AFP

O presidente americano Donald Trump divulgou nesta quinta-feira (16) um novo plano para mudar a imigração nos Estados Unidos para um "sistema baseado em mérito" que prioriza trabalhadores altamente qualificados em detrimento daqueles que já têm família no país.

O plano, que não aborda o destino de jovens imigrantes sem documentos que foram trazidos para os Estados Unidos quando crianças, tem poucas chances de avançar no Congresso, onde legisladores de ambos os partidos o receberam com ceticismo.

"Hoje estamos vendo um claro contraste", disse Trump em discurso na Casa Branca. "Os democratas estão propondo fronteiras abertas, salários mais baixos e, francamente, o caos sem leis. Nós estamos propondo um plano de imigração que coloque os empregos, salários e segurança dos trabalhadores americanos em primeiro lugar. Nossa proposta é pró-americana, pro-imigrante e pró-trabalhador. É simplesmente senso comum".

Oferecer proteções contra deportações para esses jovens imigrantes, conhecidos como "dreamers", tem sido uma das principais prioridades dos democratas desde que Trump tentou acabar com o programa de Ação Diferida para Chegadas de Crianças (DACA) da era Obama.

Mas a secretária de imprensa da Casa Branca, Sarah Sanders, disse na quinta-feira que o plano não inclui essas proteções porque a questão é muito controversa.

"Toda vez que apresentamos ou qualquer outra pessoa apresentou algum tipo de plano de imigração e incluiu a DACA, ele fracassou. É uma coisa divisiva", disse Sanders a repórteres na Casa Branca, acrescentando que a questão foi "deixada de fora de propósito. "

Trump disse no jardim da Casa Branca que o plano não mudaria o número de green cards alocados a cada ano, mas priorizaria trabalhadores altamente qualificados em detrimento daqueles que já têm família no país. O plano deve permitir que os candidatos acumulem qualificação com base em fatores como idade, capacidade de falar inglês, ofertas de emprego e histórico educacional.

"Se adotado, nosso plano transformará o sistema de imigração da América no orgulho de nossa nação e na inveja do mundo moderno", disse ele.

Ele criticou as atuais leis de imigração do país, considerando-as "insensatas", argumentando que a concessão de alguns green cards por loteria "é contrária aos valores americanos" e pedindo que os EUA "criem um caminho claro para os maiores talentos".

O genro de Trump e assessor da Casa Branca, Jared Kushner, que ajudou a desenvolver o plano, fez uma prévia com outros assessores de Trump em reuniões privadas para legisladores na semana passada. Mas parece não ter havido um caminho claro para avançar o plano pelo Congresso.

Assessores da Casa Branca enfatizaram que Trump está entusiasticamente a favor de um esforço para demonstrar que ele endossa a imigração legal para ajudar as empresas dos EUA, mesmo que ele tenha protestado contra outros grupos, incluindo famílias imigrantes que buscam asilo e refugiados.

O programa DACA, criado pelo presidente Barack Obama através de ação executiva em 2012, forneceu licenças de trabalho renováveis ​​de dois anos para mais de 800.000 imigrantes que chegaram quando crianças.

Trump decidiu encerrar o programa em 2017, chamando-o de inconstitucional, mas os tribunais federais ordenaram à administração que tirasse as proteções das que já estavam inscritas, e o caso poderia chegar ao Supremo Tribunal no próximo mandato. Trump disse que espera que o tribunal permita que ele acabe com a DACA, o que ele acredita que lhe daria mais força para negociar uma reforma mais ampla da imigração com os democratas.

Os democratas da Câmara propuseram uma lei que ofereceria um caminho para a cidadania dos beneficiários da DACA, bem como para os imigrantes que estão vivendo nos Estados Unidos sob o status de proteção temporária, que Trump também procurou acabar.

Falando a repórteres, Sanders disse que as proteções oferecidas pelo programa DACA são "certamente algo para discutir, analisar e abordar".

"Mas este plano está focado em uma parte diferente para consertar o sistema de imigração, e gostaríamos que as pessoas não o rejeitassem antes mesmo de realmente aprenderem sobre ele", disse ela.

Sanders também tentou colocar os democratas na defensiva antes da divulgação formal do plano de Trump.

"Queremos adotar esse sistema baseado em mérito", disse ela durante uma entrevista à Fox News. "Democratas agora, a menos que eles concordem com isso, a única coisa que eles disseram que querem é abrir fronteiras. Eu acho que isso é uma coisa terrível para o nosso país, e eu acho que é uma mensagem terrível para eles em 2020. Eu acho que seria maravilhoso vê-los a bordo com algo que ajuda a proteger nossa fronteira".

O líder da minoria no Senado, Chuck Schumer, democrata de Nova York, criticou o plano de Trump antes de seu lançamento formal.

"Verdade seja dita, o relatório do plano da Casa Branca não é uma tentativa séria de reforma da imigração", disse ele durante as declarações no Senado. "No máximo, é um documento político que é uma reforma anti-imigração. Ele reescreve as mesmas políticas anti-imigrantes radicais e partidárias que o governo tem pressionado pelos dois últimos anos - todas as quais têm tido dificuldade para ganhar uma maioria simples no Senado e muito menos 60 votos".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]