• Carregando...
O presidente americano Donald Trump chega para discursar para apoiadores perto da Casa Branca, 6 de janeiro
O presidente americano Donald Trump chega para discursar para apoiadores perto da Casa Branca, 6 de janeiro| Foto: Brendan Smialowski / AFP

O ponto mais baixo da presidência de Donald Trump ocorreu às 16h17min no horário de Washington na quarta-feira (6), horas depois que uma multidão pró-Trump invadiu o Capitólio americano.

Quatro horas antes, Trump havia falado no comício "Pare o roubo" em Washington. Milhares de partidários de Trump se reuniram para protestar contra a suposta manipulação da eleição presidencial e exigir que o Senado e a Câmara não certificassem os resultados que colocariam Joe Biden na Casa Branca em 20 de janeiro.

Falando para a multidão, Trump repetiu sua afirmação usual de fraude eleitoral generalizada, com ênfase particular na Geórgia. Os eleitores do "estado do pêssego" tinham acabado de enviar dois democratas ao Senado em um segundo turno decisivo que mudou o equilíbrio de poder e eliminou um controle republicano sobre a presidência de Biden. Em seu discurso, Trump denunciou o governador da Geórgia, Brian Kemp, chamando-o de “um dos governadores mais idiotas dos Estados Unidos”.

Este forte republicano e apoiador de Trump mostrou sua boa-fé conservadora em maio de 2020, tornando a Geórgia o primeiro estado a suspender o fechamento do coronavírus na primavera, um curso de ação sugerido na época por Trump. Como resultado dessa medida, Kemp se tornou a bête noire [besta negra] da grande mídia.

Não importa: no mundo de Trump, Kemp era agora o inimigo porque não havia arquitetado uma vitória republicana no segundo turno do Senado.

Também na lista de inimigos de Trump estavam seus três nomeados para a Suprema Corte. Esses juízes recalcitrantes não entenderam que sua obrigação transacional em troca da nomeação era votar a favor dos desafios da eleição presidencial de Trump. "Eles adoram governar contra mim", disse Trump com petulância. “Eles não davam a mínima. Eles não davam a mínima."

O vice-presidente Mike Pence também foi informado de que logo se juntaria à lista cada vez maior de "pessoas muito más", na fraseologia de Trump, se não conseguisse conceber um novo procedimento constitucional e invalidar unilateralmente os eleitores de Biden.

No dia de Ano Novo, Trump havia insinuado que seu discurso de 6 de janeiro revelaria uma nova e definitiva "evidência de fraude maciça do eleitor". Como todas as promessas de um tesouro de provas do tamanho de um Kraken, essa afirmação provou ser apenas uma isca.

A lista de 6 de janeiro de Trump de impropriedades supostamente cometidas na votação apenas reciclou as mesmas alegações não comprovadas que foram incessantemente ampliadas em sites de notícias de direita e rejeitado por dezenas de tribunais ou impedidas de julgamento pela própria equipe jurídica Trump.

A afirmação mais fantástica do portfólio do "Pare o roubo" é que os sistemas de votação Dominion usados em muitos estados em 3 de novembro foram projetados para fraude e assim foram usados.

Na quarta-feira, Trump dobrou a aposta sobre esta afirmação: a decisão da Geórgia de usar o software Dominion na eleição de segundo turno significa que aquela votação, também, foi "fraudada".

Essa alegação era ainda mais infundada do que a acusação de fraude básica, exigindo que acreditássemos que, mesmo sob intenso escrutínio da mídia, o governador republicano da Geórgia e o secretário de estado republicano conspiraram para jogar a votação para os democratas ou foi muito irresponsável para impedir que a conivência democrata continuasse bem debaixo de seus narizes.

Uma hora após o término do comício, dezenas de participantes invadiram o Capitólio para interromper a validação das contagens eleitorais dos estados. Eles quebraram janelas, vandalizaram propriedades, vasculharam as mesas dos membros, tiraram selfies no Senado, inclusive na mesa do vice-presidente, e se moveram desajeitadamente como turistas ao redor da alta arquitetura de mármore.

A multidão atacou membros da imprensa e lutou com a polícia. Um policial, Brian Sicknick, morreu após ser atingido na cabeça por um extintor de incêndio. Durante o caos, outro oficial atirou fatalmente em uma mulher desarmada na multidão.

Embora o dano físico infligido por esses aspirantes a insurreição fosse insignificante em comparação com as centenas de milhões de dólares de roubo de propriedade, perda de vidas, e a destruição de milhares de meios de subsistência durante os distúrbios raciais deste verão e outono, o dano simbólico foi muito maior.

Esses rudes haviam desfigurado o símbolo supremo da soberania popular e do Estado de Direito. Eles tentaram substituir pela força bruta os processos constitucionais que governam a transferência do poder político. E eles estabeleceram um precedente que torna mais provável outras usurpações, cada uma nos enviando na direção da anarquia ou ditadura do Terceiro Mundo.

A obrigação de Trump neste ponto era simples: denunciar a violência. Ele nunca fez isso. Sua primeira resposta durante a invasão do Capitólio foi um tuíte criticando o vice-presidente Pence (que teria acabado de ser escoltado para fora da câmara do Senado) por falta de coragem.

Dez minutos depois, Trump pediu a seus seguidores via Twitter: “Por favor, apoiem nossa Polícia e a Polícia do Capitólio. Eles estão verdadeiramente do lado do nosso país. Fiquem em paz!” Depois de mais dez minutos, ele reiterou seu apelo para permanecer em paz. "Sem violência! Lembre-se, NÓS somos o Partido da Lei e da Ordem - respeite a Lei e nossos grandes homens e mulheres de Azul.”

Essas foram exortações necessárias, embora não correspondessem à necessária condenação do vandalismo.

Joe Biden então lançou um discurso em vídeo que continha um rancor partidário admiravelmente baixo. A América era uma questão de honra, decência e respeito, disse Biden. O ataque ao Capitólio não representou a verdadeira América, mas sim um pequeno número de extremistas dedicados à ilegalidade. Suas ações beiram a sedição e devem terminar imediatamente, disse o presidente eleito.

Biden, desde então, negou esse tom elevado ao abraçar o conceito democrata absurdo de que as medidas de segurança ineficazes no Capitólio demonstram favoritismo pró-branco por parte da aplicação da lei. O fato de que aqueles oficiais de segurança supostamente pró-brancos mataram uma mulher branca foi varrido do discurso público.

A alegação de que a resposta aos distúrbios é mais resoluta quando os negros estão fazendo distúrbios é igualmente ridícula, considerando os danos muito piores infligidos durante o verão nas instalações do governo federal, estadual e local.

Durante todo o período em que cidades foram incendiadas e manifestantes atacaram policiais e negócios em dificuldades, nenhum manifestante ou agitador Antifa do Black Lives Matter foi morto pela polícia.

Talvez motivado pelo vídeo de Biden, Trump então lançou seu próprio discurso em vídeo às 16h17min. Teria sido melhor ter permanecido em silêncio.

Em vez de se ater à mensagem “respeite a lei e a ordem”, ele reiterou suas afirmações sobre a eleição roubada. “Eu conheço a sua dor”, disse ele. “Eu sei que você está machucado. Tivemos uma eleição que foi roubada de nós. Foi uma eleição esmagadora e todos sabem disso, especialmente o outro lado, mas você tem que ir para casa agora.” Ele repetiu esse tema. “Nunca houve uma época como esta, em que tal coisa acontecesse, onde eles pudessem tirar isso de todos nós, de mim, de você, de nosso país. Esta foi uma eleição fraudulenta.”

Este momento de crise simplesmente não era o momento de refazer a narrativa da manipulação. Em vez de unir o país, Trump invocou uma divisão nacional “nós contra eles”. “Eles” levaram tudo embora. Seus apoiadores (ou seja, os desordeiros do Capitólio), por outro lado, são "muito especiais". Eles “viram o que acontece... a maneira como os outros são tratados, que são tão ruins e tão maus.”

É inegavelmente verdade que ambos os lados das enormes divisões culturais e políticas do país pensam cada vez mais que o outro lado é "ruim" e "mau". Mas este não foi um comício de campanha.

Trump deveria ter falado com todos os americanos e prometido um esforço pela unidade, como fez, tardiamente, na quinta-feira (14). Em um tuíte floreado, Trump adotou um tom heroico. “Estas são as coisas e eventos que acontecem quando uma sagrada vitória eleitoral esmagadora é tão sem cerimônia e cruelmente retirada de grandes patriotas que têm sido mal e injustamente tratados por tanto tempo”.

Ele acrescentou: “Lembre-se deste dia para sempre”, como se tivéssemos acabado de testemunhar a última resistência valente que a história honrará.

Padrão duplo da esquerda

Embora Trump tenha se comportado com a autoabsorção característica, a hipocrisia da grande imprensa e de muitos políticos democratas em resposta à tempestade de 6 de janeiro ficou patente. Essas são as mesmas pessoas que ignoraram a destruição de propriedade federal e a profanação de monumentos nacionais no ano passado ou glorificaram esse caos em nome da justiça racial. Os palestrantes da Convenção Nacional Democrata permaneceram em silêncio sobre os motins antipoliciais (“protestos em sua maioria pacíficos”) que levaram a essa convenção.

A retórica hipócrita da mídia e da elite política agora, pedindo na quarta-feira uma resposta rápida da polícia à intrusão do Capitólio, comparando-a hiperbolicamente a Faluja e Benghazi, afirmando, como Rachel Maddow da MSNBC fez, que “a escuridão é quando os desordeiros de Trump se tornam violentos” – como se a violência pontual do Capitólio fosse tão rotineira quanto distúrbios antipoliciais – é ridículo.

Mas embora seja compreensível focar agora nos nauseantes padrões duplos da esquerda, como grande parte da mídia conservadora está fazendo, o problema de Trump não pode ser evitado.

Seu desprezo pelas normas da presidência – apenas imperfeitamente respeitadas por seus antecessores, mas nunca totalmente destruídas com a mesma indiferença – prenunciou o desprezo pelo edifício do Capitólio mostrado por um punhado de seus partidários na quarta-feira.

Foi um fim adequado para seu mandato. A trajetória final e descendente de sua presidência possui uma coerência dramática e inegável. Em 2016, ele se recusou durante o terceiro debate presidencial a se comprometer a aceitar o resultado da eleição se perdesse.

Mesmo então, ele estava promovendo a ideia de que a eleição foi "fraudada". Sua lógica era idêntica à dos teóricos eleitorais fraudados de hoje: é inconcebível que Trump possa perder as eleições de 2020. Portanto, se ele perdeu, só poderia ser por meios fraudulentos.

Defensores pragmáticos de Trump calcularam que ele era o menor de dois males. Sua vingança e narcisismo tiveram de ser contrabalançados com a alternativa de uma esquerda cada vez mais militante que busca destruir as conquistas da civilização ocidental em nome de políticas de identidade igualitárias.

Trump não levou a esquerda a suas atuais apoplexias; o ímpeto das quatro décadas anteriores de ódios gerados pelos acadêmicos estava chegando a esse ponto, independentemente de quem estivesse na Casa Branca.

O caso é que, no entanto, o legado de Trump dará ainda mais combustível para a profanação contínua de nossa herança pela esquerda, uma profanação que se mostrará mais importante do que a que ocorreu no dia 6 de janeiro.

Agora, qualquer causa defendida por Trump, seja a fiscalização das fronteiras ou das políticas públicas sem critério de cor, será desacreditada diante do que restou de um establishment moderado e não-engajado. O breve interregno do domínio da esquerda proporcionado pela presidência de Trump será seguido por uma onda de vingança contra a grandeza e a meritocracia.

Os mais entusiásticos apoiadores de Trump tinham queixas profundas e justificadas que os levaram a desculpar um porta-estandarte tão falho. A única vantagem que se pode esperar desses últimos dois meses é que Trump terá perdido o controle sobre o futuro do conservadorismo. Talvez surja alguém que possa articular os ideais de tradição e excelência com a graça que eles merecem.

Heather Mac Donald é pesquisadora no Manhattan Institute, editora colaboradora do City Journal e autora do best-seller “The Diversity Delusion: How Race and Gender Pandering Corrupt the University and Undermine Our Culture”.

© 2021 City Journal. Publicado com permissão. Original em inglês.
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]