• Carregando...

O tufão Saomai aproximava-se da capital de Taiwan e as previsões são as de que ele chegue ao território chinês na manhã de quinta-feira, enquanto uma tempestade tropical atingia o sul da ilha e uma outra mudava de rumo, voltando-se para o leste do Japão.

O Saomai, que se aproxima com ventos de 155 quilômetros por hora e rajadas de 191 quilômetros por hora, deve cair sobre Taipé às 8h de quinta-feira, dirigindo-se depois para a Província de Fujian (leste da China), segundo o site da Agência Central de Meteorologia de Taiwan. Às 2h15 (em Brasília), o tufão estava 560 quilômetros a leste da cidade portuária de Keelung (norte de Taiwan).

A agência meteorológica divulgou alertas, prevendo a ocorrência de ventos fortes no norte do país na quarta-feira à tarde. O porto de Keelung, o segundo maior de Taiwan, pode ficar fechado a partir da noite de quarta-feira, disse uma autoridade.

Chuvas fortes devem atingir as cidades chinesas de Wenzhou, Taizhou, Ningbo e Lishui, na Província de Zheijiang, ao longo da sexta-feira, com rajadas de vento de 70 a 120 quilômetros por hora, afirmou a agência de notícias chinesa Xinhua, atribuindo a informação a um observatório meteorológico do país.

O observatório avisou sobre o perigo de deslizamentos de terra em áreas montanhosas e aconselhou todas as embarcações a regressarem aos portos.

A tempestade já provoca fortes chuvas nas Províncias de Zheijiang e de Fujian, que já enfrentou outros tufões neste ano.

Na terça-feira à noite, a tempestade tropical Bopha passou pelo sul de Taiwan, mas provocou um impacto pequeno. O porto de Kaohsiung informou estar funcionando normalmente na quarta-feira. O ponto mais ao sul do território chinês, Pingtung, registrou apenas alguns problemas na drenagem da água.

Autoridades de Pingtung reuniram-se na noite de terça-feira e decidiram que as chuvas e os ventos provocados pela tempestade não eram fortes o suficiente para suspender as aulas ou impedir as pessoas de ir ao trabalho, disse Yang Chi-shu, chefe do departamento de planejamento para desastres.

O Bopha aproxima-se da China a uma velocidade de 20 quilômetros por hora, segundo o observatório meteorológico de Fujian, disse a Xinhua. Os ventos sustentáveis da tempestade eram de até 65 quilômetros por hora, com rajadas de 90 quilômetros por hora.

Uma terceira tempestade, o tufão Maria, com ventos de até 82,8 quilômetros por hora, tinha pequenas chances de atingir a principal ilha do Japão, Honshu, já que havia se voltado para o leste pouco antes. A tempestade dirigia-se para o nordeste a uma velocidade de 35 quilômetros por hora. Ela deve se transformar em uma tempestade tropical na quinta-feira, afirmaram meteorologistas. E pode derramar até 15 centímetros de chuva em algumas áreas costeiras ao norte de Tóquio, afirmaram especialistas. Não há informações sobre danos ou vítimas deixados pelos tufões que se locomovem perto do Japão.

Os tufões e as tempestades tropicais são comuns em Taiwan, no sudeste da China e nas Filipinas durante a temporada que se estende do começo do verão ao final do outono.

A tempestade tropical Prapiroon matou 77 pessoas na China, na semana passada, afirmou a Xinhua.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]