• Carregando...

Milhares de pessoas foram retiradas da costa do Vietnã, vários vôos foram cancelados e barcos de pesca receberam ordens para buscar abrigo neste sábado, enquanto o tufão Xangsane seguia para o país do sudeste asiático após matar ao menos 61 pessoas nas Filipinas.

O tufão Xangsane deve atingir o litoral vietnamita na tarde de sábado ou na manhã de domingo com chuvas torrenciais, enchentes e deslizamentos de terra. A televisão do Vietnã disse que mais de 200 mil pessoas foram retiradas de quatro províncias centrais, no que seria a maior operação do tipo em três décadas.

- O vento está cada vez mais forte, nós esperamos que o temporal provoque deslizamentos de terra à noite ou bem cedo amanhã (domingo) - disse uma autoridade do comitê de prevenção a enchentes e temporais na cidade central de Danang. - Nós fechamos o aeroporto e terminamos a retirada de todas as pessoas vivendo em áreas vulneráveis.

Centros de previsão do tempo disseram que o tufão pode varrer a área de produção de café do país, que é o segundo maior produtor mundial do produto, depois do Brasil. Autoridades chamavam todos os barcos de pesca, pedindo que procurassem abrigo. A imprensa estatal afirmou que o comitê de prevenção não foi capaz de contatar cerca de 500 barcos, que ainda estavam no mar.

O Xangsane era uma tempestade de categoria 4 no mar do Sul da China no sábado, com ventos de até 211-250 quilômetros por hora, segundo o www.tropicalstormrisk.com. O Centro Nacional de Previsões do Vietnã disse que os ventos do tufão foram medidos a 149 quilômetros por hora.

Em maio, 276 pessoas, a maioria pescadores, foram mortas ou desapareceram após o tufão Chanchu atingir a costa do Vietnã. O sistema de previsões do país foi criticado por falhar em determinar a direção do temporal.

Nas Filipinas, o tufão matou 61 pessoas, feriu 81 e 69 ainda estavam desaparecidas. Cerca de 15 mil casas foram destruídas ou danificadas e os prejuízos ficaram perto de US$ 5,9 milhões.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]