• Carregando...

Tóquio (EFE) – O tufão Nabi avançou ontem pelo litoral do Japão e da Coréia do Sul, onde deixou 17 mortos, 9 desaparecidos e mais de 120 feridos, além de danos materiais. Os meteorologistas, que tinham dito que o Nabi se dirigia ao norte e parecia se afastar do litoral japonês, viram o tufão mudar de direção a oeste e seguir para Hokkaido, a ilha mais setentrional do arquipélago.

Antes, o Nabi atingiu o litoral leste da Coréia do Sul. A população sul-coreana estava mais preparada do que a japonesa, que enfrentou danos maiores. Em Hokkaido, o tufão se movimenta a 40 Km/h, com ventos de até 90 Km/h.

Nos últimos dois dias, mais de 250 mil pessoas foram evacuadas por causa do tufão, principalmente nas ilhas de Kyushu e Shikoku, no sudoeste do Japão.

A maioria dos mortos e desaparecidos morava em Kagoshima, Miyazaki e Tokuzima, províncias da ilha de Kyushu, onde houve enchentes e numerosos deslizamentos de terra. Vários assentamentos rurais foram varridos pela força dessas enchentes e pelos deslizamentos de lodo e terra, que destruíram muitas casas. Equipes de bombeiros, policiais e militares trabalham contra o tempo para tentar localizar algum sobrevivente sob os escombros.

Segundo a rede de televisão japonesa NHK, cerca de 100 mil casas estão sem eletricidade. Mais de cem vôos foram cancelados ontem no país, afetando 10 mil pessoas. Na terça-feira, outros 900 vôos foram suspensos devido às turbulências provocadas pelo Nabi nos céus japoneses.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]