• Carregando...

Após sete dias a bordo da Estação Espacial Internacional, a milionária americana de origem iraniana, Anousha Ansari, retorna às 22h10 (horário de Brasília) desta quinta-feira à Terra, na nave russa Soyuz TMA-8. Acompanham a primeira turista espacial do sexo feminino nesta viagem os integrantes da missão ISS-13, o russo Pavel Vinogradov e o americano Jeffrey Williams.

Os dois astronautas, que estavam desde abril no complexo orbital, foram substituídos no comando da ISS pelo russo Mikhail Tyurin e o americano de origem espanhola Michael López-Alegría, que chegaram à Estação Espacial Internacional a bordo da nave Soyuz TMA-9, há uma semana. A "troca de guarda" foi formalizada com a assinatura de um certificado de entrega e recebimento pelos comandantes das duas missões.

- López-Alegria e Tyurin assumiram o comando da ISS nesta tarde - informou um porta-voz do Centro de Controle de Vôos Espaciais (CCVE) da Rússia.

A partir de agora, todos os assuntos relacionados ao funcionamento da estação são de responsabilidade da missão ISS-14, composta por López-Alegria, Tyurin e o astronauta alemão Thomas Reiter, que chegou à ISS em julho deste ano, a bordo do ônibus espacial Discovery.

Logo após a assinatura do termo, Williams e Vinogradov fizeram uma revisão cuidadosa de todos os sistemas da Soyuz TMA-8, nave que os levará de volta à Terra e que está acoplada na estação desde abril.

Anousha Ansari pagou mais de US$ 20 milhões para viajar à ISS e permanecer em órbita durante nove dias. Durante sua estadia na ISS, a milionária americana, que é especialista em telecomunicações, realizou experimentos para a Agência Espacial Européia e para o consórcio aeroespacial russo Energia.

Ela também atendeu chamadas de radioamadores de todo o mundo, deu entrevistas pela internet, tirou fotos e gravou em vídeo momentos de sua permanência na estação espacial ( Clique aqui para conhecer o blog que Ansari escreve do espaço ).

De acordo com o programa previsto, a Soyuz TMA-8, com Ansari, Williams e Vinogradov, será desacoplada da ISS nesta quinta-feira, às 18h10 (horário de Brasília) e, depois de dar uma única volta ao redor da Terra, pousará às 22h10 nas estepes do Cazaquistão, 85 quilômetros a nordeste da localidade de Arkalik.

O serviço federal de navegação aérea russo informou que pelo menos 13 helicópteros, quatro aviões e sete veículos 4x4 participarão do resgate quando a cápsula Soyuz TMA-8 pousar.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]