• Carregando...

Ancara – A Turquia posicionou ontem mais soldados na fronteira com o Iraque, mantendo a pressão sobre o governo de Bagdá, que prometeu conter as atividades dos rebeldes do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), que usam a região como base.

O governo turco destacou cerca de 100 mil soldados, além de tanques, caças F-16, helicópteros de guerra e artilharia pesada na fronteira, como preparação para uma incursão.

Na terça-feira, o país alertou o Iraque de que uma incursão na região é "iminente’’. Ancara aponta o PKK como responsável por 30 mil mortes desde que o grupo lançou sua campanha armada por um Estado independente no sudeste da Turquia, em 1984.

Os Estados Unidos e o Iraque temem que uma ampla operação militar na região desestabilize a área, considerada a única estável do país.

No entanto, o governo do premiê Tayyip Erdogan está sob forte pressão para tomar medidas rígidas contra os curdos, depois que confrontos entre rebeldes e o Exército mataram 12 soldados turcos no último domingo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]