• Carregando...

Disparos de helicópteros atingiram nesta segunda-feira posições de curdos rebeldes no sudeste da Turquia.

A Turquia mobilizou até 100 mil soldados, apoiados por tanques, artilharia, caças e helicópteros de combate, ao longo de sua fronteira com o Iraque para uma possível incursão na área, a fim de combater 3.000 guerrilheiros que usam a região como base para lançar ataques.

A Casa Branca afirmou que pressiona a Turquia e o Iraque para manter o diálogo e impedir que uma grande operação militar ocorra.

Testemunhas contaram ter visto helicópteros disparando foguetes e bombardeando posições possivelmente pertencentes ao Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) na Província de Sirnak, na fronteira turca. O objetivo seria impedir que dezenas de rebeldes atravessem para o norte do Iraque.

Segundo fontes do Exército, dois soldados foram mortos durante a ação em Sirnak. Outro morreu na Província de Tunceli, a centenas de quilômetros da fronteira.

Ao mesmo tempo em que a Turquia prepara uma ofensiva para além de suas fronteiras, suas forças militares também lançaram uma operação contra posições suspeitas do PKK em diversas províncias no sudeste do país, majoritariamente curdas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]