• Carregando...

Tropas turcas mataram 20 rebeldes curdos neste domingo em uma grande operação contra os separatistas na província de Tunceli. Situada no leste da Turquia, a província fica a mais de 500 quilômetros da fronteira com o Iraque, onde a Turquia se prepara para uma ação contra os rebeldes do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK).

O Exército turco concluiu neste domingo os preparativos militares iniciados há um mês para uma possível incursão no país vizinho. Cerca de 150 mil militares já estão posicionados na fronteira da Turquia com o Iraque. A negociação entre os dois países em busca de uma solução diplomática fracassou no sábado, quando uma delegação iraquiana deixou Ancara sem acordo.

No último dia 17, o governo turco obteve autorização do Parlamento para uma operação no Norte do Iraque, onde estão instaladas bases do PKK. Há uma semana, uma ação do grupo matou 12 soldados turcos. A Turquia acusa milícias iraquianas de treinar e armar os curdos, e pede que o Iraque entregue os líderes do PKK.

Novas manifestações contra e a favor do PKK foram registradas neste domingo em todo a Turquia. Em Istambul, a maior cidade do país, cerca de 200 manifestantes pediam a libertação dos líderes do PKK e protestavam contra uma possível invasão ao Norte do Iraque.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]