• Carregando...
Equipes de resgate tentam salvar pessoas soterradas nos escombros após um terremoto em Ercis, próximo à cidade de Van, na Turquia. Equipes de resgate usavam as mãos para vasculhar os escombros nesta segunda-feira e tentar salvar pessoas soterradas após um terremoto que matou ao menos 239 pessoas e deixou mil feridos no sudeste da Turquia | REUTERS/Umit Bektas
Equipes de resgate tentam salvar pessoas soterradas nos escombros após um terremoto em Ercis, próximo à cidade de Van, na Turquia. Equipes de resgate usavam as mãos para vasculhar os escombros nesta segunda-feira e tentar salvar pessoas soterradas após um terremoto que matou ao menos 239 pessoas e deixou mil feridos no sudeste da Turquia| Foto: REUTERS/Umit Bektas

Subiu nesta segunda-feira para pelo menos 279 o número de mortos em um terremoto de magnitude 7,2 no leste da Turquia. Dezenas de pessoas estavam presas entre os escombros, mas autoridades disseram que o número de mortos não deve subir tanto quanto inicialmente temido.

Equipes de resgate trabalharam a noite toda em busca de sobreviventes em meio a construções destruídas. O sobrevivente Yalcin Akay foi retirado de um prédio de seis andares que desabou, após ter telefonado para a polícia e explicado onde estava, informou a agência estatal Anatólia. Três outras pessoas entre elas duas crianças, foram retiradas do mesmo prédio, na cidade de Ercis, 20 horas após o tremor, segundo funcionários.

O terremoto ocorrido perto da fronteira com o Irã, no domingo, destruiu casas e prédios em duas cidades. A mais atingida foi Ercis, de 75 mil habitantes, onde cerca de 80 prédios ruíram. A cidade de Van, 90 quilômetros ao sul de Ercis, também foi atingida.

De acordo com o vice-premier Besir Atalay, o terremoto também deixou 1.300 feridos.

Atalay informou que as equipes de emergência já conseguiram chegar a todas as localidades afetadas pelo tremor e que o Estado mobiliza todos os meios necessários para as operações de resgate. O governo informou que oferecerá empréstimos especiais para ajudar na reconstrução de pequenos negócios na região.

Cientistas dos EUA registraram mais de 100 tremores secundários no leste turco nas 10 horas seguintes ao terremoto, um deles com magnitude 6,0. Autoridades recomendaram que as pessoas se afastassem das casas danificadas, pelo risco de novos desabamentos. As informações são da Associated Press.

O sobrevivente Yalcin Akay foi retirado de um prédio de seis andares que desabou, após ter telefonado para a polícia e explicado onde estava, informou a agência estatal Anatólia. Três outras pessoas, entre elas duas crianças, foram retiradas do mesmo prédio, na cidade de Ercis, 20 horas após o tremor, segundo funcionários. Uma mulher de 21 anos, Tugba Atinkaynak, foi resgatada das ruínas após ficar soterrada por 27 horas. Não foram divulgadas informações sobre o estado de saúde dela. O pai de Tugba, Nevzat, disse que ela almoçava com a família quando ocorreu o terremoto. Quatro outros familiares foram resgatados mais cedo.

Outro sobrevivente foi Abdurrahman Antakyali, de 20 anos, retirado dos escombros de um internet café que desmoronou. Antakyali ficou soterrado por oito horas e foi retirado por equipes turcas e azerbaijanas de resgate. Antakyali foi recebido com júbilo por seu pai e um irmão, disse a agência de notícias Anatólia.

O terremoto ocorrido perto da fronteira com o Irã, no domingo, destruiu casas e prédios em duas cidades. A mais atingida foi Ercis, de 75 mil habitantes, onde cerca de 80 prédios ruíram. A cidade de Van, 90 quilômetros ao sul de Ercis, também foi atingida.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]