• Carregando...
 | LEON NEAL/AFP
| Foto: LEON NEAL/AFP

A banda de rock irlandesa U2 engrossou o time pela permanência do Reino Unido na União Europeia ao afirmar que é impossível imaginar o bloco sem o país. Nesta quinta-feira (23), os britânicos decidirão se continuarão na UE. U2 se une assim, em cima da hora, a um time que inclui celebridades como Daniel Craig, ator que interpreta James Bond, e o irlandês Liam Neeson.

“Aos eleitores irlandeses no Reino Unido, não saiam. Europa sem Reino Unido nos parece inimaginável”, escreveu o grupo na internet. As palavras da banda liderada por Bono foram acompanhadas por um vídeo sobre os Acordos de Paz da Sexta-feira Santa, que puseram fim a 30 anos de conflito na Irlanda do Norte e tiveram forte apoio da UE.

Já Craig divulgou uma foto com a frase: “Nenhum homem é uma ilha. Nenhum país por conta própria.” A iniciativa foi aplaudida pelo premier David Cameron.

O que é preciso saber sobre o referendo?

O Reino Unido decidirá nesta quinta-feira se continua ou não sendo membro da União Europeia. A seguir, algumas explicações sobre o referendo.

Uma pergunta e duas respostas

A pergunta que os britânicos encontrarão nas cédulas de votação será: “O Reino Unido deve continua sendo membro da União Europeia ou abandonar a União Europeia?”.

Haverá dois quadradinhos, um para votar a favor de “Continuar sendo membro da União Europeia” e outro para “Abandnar a União Europeia”. A Comissão Eleitoral preferiu esta opção à tradicional “Sim” e “Não” de muitos referendos, como o da independência da EScócia, pela carga negativa que tem defender um “Não”. Em Gales, a cédula está redigida em inglês e em galês.

Horário da votação

Os centros eleitorais abrirão às 7h (3h de Brasília) desta quinta e fecharão às 22h (19h de Brasília).

Sinal dos tempos, a Comissão Eleitoral desaconselhou que sejam tiradas selfies nos colégios eleitorais por temer que isso deixe a privaidade dos eleitores vulnerável.

Quem pode votar

Podem votar cidadão britânicos e irlandeses maiores de 18 anos residentes no Reino Unido, os cidadãos da Commonwealth que têm permissão de residência no Reino Unido não precisam, os cidadãos britânicos no exterior que estejam menos de 15 anos fora do reino.

Quando serão conhecidos os resultados

O vencedor do referendo será conhecido na madrugada de sexta-feira, dificilmente antes das 4h (00h de Brasília). Cada um dos 382 centros de apuração espalhados pelo país irá anunciando seus resultados à medida que os tenha disponíveis. Os últimos sairão às 7h local (3h de Brasília), mas se espera que, algum momento antes, os votos de uma das opções já tenha superado os 50%.

Sunderland, no nordeste da Inglaterra, e Wandsworth, em Londres, serão os primeiros centros de apuração a anunciar os resultados, às 0h30 local (20h30 de quinta, horário de Brasília). Às 2h da madrugada (local) se espera a primeira grande onda de resultados. Duas horas mais tarde, a seguinte.

O resultado nacional total e definitivo será anunciado na prefeitura de Manchester.A taxa de participação será conhecida antes dos resultados. Se for alta, calcula-se que benefciará os partidários da permanêcia porque isso significa que os jovens, mais pró-europeus, compareceram às urnas.

Personalidades divididas

Várias personalidades britânicas, da cultura, ciência e do mundo empresarial, já se pronunciaram a favor ou contra a União Europeia (UE) na campanha do referendo de 23 de junho.

A favor da permanência

Stephen Hawking

Para o famoso astrofísico de 74 anos a saída da UE seria um golpe para a ciência nacional, financiada em parte com recursos europeus.

“Primeiro, o aumento do financiamento (europeu) elevou consideravelmente o nível da ciência europeia no conjunto e da britânica em particular”, afirma em uma carta assinada por 150 cientistas. “Segundo, estamos recrutando muitos dos melhores pesquisadores da Europa continental”.

J.K.Rowling

A escritora de 50 anos, criadora do jovem bruxo Harry Potter, um dos personagens mais famosos da história da literatura, defendeu a União Europeia como avalista da paz. “Não quero abandonar uma união que trouxe para a região mais paz e estabilidade do já conheceu”, escreveu no Twitter.

Richard Branson

O empresário bilionário, fundador da Virgin, afirmou que a saída seria “um dos dias mais tristes da história da Grã-Bretanha”. Ele advertiu: “Não vejo por quê a UE seria amável com a gente se sairmos. Se eu estivesse na posição deles, puniria os que abandonam o barco”.

Ken Loach

O cineasta de 79 anos, famoso militante de esquerda e vencedor da Palma de Ouro do Festival de Cannes 2016, disse à AFP que “a UE é atualmente um projeto neoliberal. Exige privatizações, e o que tem feito com a Grécia é horroroso. Mas se sairmos, enfrentaremos um governo muito escorado à direita”.

Ian McKellen

O ator conhecido pela saga “O Senhor dos Anéis”, 77 de anos, reconhecido ativista gay, afirmou que a saída britânica poderia fragilizar os direitos dos homossexuais em outros países da UE.

“Se você é homossexual, você é internacionalista”, disse ao jornal Daily Telegraph. “É momento de apoiar a Europa e dar confiança a outros países da UE que ainda estão atrás neste aspecto”.

A favor da saída

Michael Caine

O famoso ator de 83 anos, vencedor de dois Oscar, afirmou que o Reino Unido “não pode seguir fazendo o que ditam os milhares de funcionários sem rosto que criam estas regras”, em referência à burocracia europeia. Também disse que o país conseguiria se recuperar do impacto imediato da saída: “OK, perfeito, fracassa. Melhora, trabalha mais duro, persiste e terá sucesso”.

John Cleese

O ator do grupo de comédia The Monty Python, de 76 anos, acusou a burocracia europeia de eliminar “todo rastro de responsabilidade democrática” da UE e propôs uma lista de reformas: “renunciar ao euro, introduzir a transparência, enforcar Jean-Claude Juncker”, o presidente da Comissão Europeia.

Sol Campbell

O ex-jogador Sol Campbell, de 41 anos, afirma que a UE prejudica o futebol inglês. “Às vezes vejo um time inglês com alguns jogadores estrangeiros medíocres e me pergunto ‘onde está o talento inglês?’. Se pudéssemos controlar quem entra e sai do Reino Unido, atrairíamos o melhor do melhor”.

Roger Daltrey

O vocalista do grupo The Who disse que a UE foi “criada em sigilo”. “Se tem cheiro de rato e parece um rato, provavelmente é um rato”, disse ao jornal The Sun. “E vamos enfrentar, a Europa tem cheiro”.

Julian Fellowes

O criador, escritor e produtor executivo da famosa série de TV “Downton Abbey” comparou a UE ao Império Austro-Húngaro, em uma entrevista ao Daily Mail. “Durante centenas de anos a história avançou para um governo que responda às pessoas e, de repente, damos um giro e voltamos ao Império Austro-Húngaro”.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]