• Carregando...
Navio russo em chamas em Sebastopol : ataque marca retomada das ações ucranianas de grande repercussão na península da Crimeia
Navio russo em chamas em Sebastopol : ataque marca retomada das ações ucranianas de grande repercussão na península da Crimeia| Foto: EFE/EPA/Governo de Sebastopol

As forças armadas da Ucrânia realizaram nesta quarta-feira (13) um grande ataque a um estaleiro russo em Sebastopol, na península da Crimeia, que danificou um submarino e um navio do país invasor e deixou 24 feridos.

O Ministério da Defesa da Rússia disse que o estaleiro Sergo Ordzhonikidze, utilizado como base de reparos para a sua Frota do Mar Negro, foi alvo de um ataque com dez mísseis de cruzeiro e três barcos não tripulados.

Sete dos mísseis foram interceptados e todos os barcos foram destruídos, mas os projéteis restantes danificaram o submarino Rostov-on-Don e o navio de desembarque Minsk.

Em entrevista ao jornal Kyiv Post, uma fonte da Direção de Inteligência Militar da Ucrânia comemorou o ataque ao estaleiro.

“Este objeto era de particular importância para o inimigo, tendo em conta as possibilidades de reparação e manutenção dos navios da Marinha da Federação Russa no Mar Negro. De uma forma ou de outra, toda a frota inimiga está sendo usada contra a Ucrânia. Destruir um grande navio anfíbio é muito importante”, disse a fonte.

Enquanto a contraofensiva nas regiões ocupadas em 2022 no sul e leste da Ucrânia segue despertando desconfiança sobre sua velocidade e sucesso, Kiev tem intensificado nas últimas semanas as incursões em território russo, como ataques com drones a regiões mais distantes da fronteira entre os dois países, e o ataque em Sebastopol marca a retomada de ações de grande repercussão na Crimeia (ocupada em 2014), que vinham desde o ano passado – como o ataque à ponte que liga a península à Rússia em outubro de 2022, estrutura novamente atingida em julho deste ano.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]