• Carregando...

A Ucrânia quer reescrever o acordo de gás assinado com a Rússia que encerrou semanas de impasse que prejudicaram o abastecimento de gás a diversos países europeus, disse a presidência do país nesta sexta-feira (23). "A Ucrânia está trabalhando em sugestões para mudanças nos contratos assinados esta semana", disse o vice-chefe do governo do presidente Viktor Yushchenko, Oleksandr Shlapak.

"Estamos planejando iniciar contato com a Rússia para negociações no máximo no verão (no Hemisfério Norte)", acrescentou, descrevendo o acordo de gás como uma "rendição" da Ucrânia perante a Rússia.

Mas o presidente-executivo da russa Gazprom, Alexei Miller, desconsiderou a noção de renegociar os contratos. "Tais declarações só poderiam aparecer em uma revista de história em quadrinhos ucraniana", disse ele, segundo a televisão estatal russa.

O conflito de gás foi encerrado quando o primeiro-ministro da Ucrânia, Yulia Tymoshenko, e o premiê russo, Vladimir Putin, concordaram com um novo contrato para o fornecimento de gás para a Ucrânia e a passagem do gás para a Europa. Dentro do novo contrato, no primeiro trimestre de 2009, a Ucrânia irá pagar à Rússia US$ 360 por um mil metro cúbico de gás natural e o preço irá mudar trimestralmente. O valor é o dobro dos US$ 179,50 que a Ucrânia pagou no ano passado, sob termos melhores do que os preços de mercado que os países europeus pagam pelo gás russo. As informações são da Dow Jones.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]