• Carregando...

Ucrânia, Rússia e a União Européia fecharam um acordo neste domingo que deve garantir a retomada do fornecimento de gás russo por meio da Ucrânia para a Europa, que em boa parte ficou comprometida nos últimos dias.

Mas o gás só deve começar a chegar à Europa a partir de terça-feira (13). Muitas fábricas no continente fecharam suas portas e milhares de cidadãos sofreram com temperaturas abaixo de zero depois de uma disputa sobre preços entre Moscou e Kiev que acabou gerando uma interrupção no fornecimento da energia.

O acordo assinado no domingo prevê que equipes internacionais de monitoramento serão levadas para as estações de bombeamento ao longo da rota dos gasodutos pela Rússia e Ucrânia até a Europa --condição fixada por Moscou para começar a enviar novamente o gás.

A gigante russa Gazprom afirmou em um comunicado que a empresa está esperando receber uma cópia, por fax, do acordo, assinado nas primeiras horas do domingo na capital da Ucrânia, antes de permitir o início dos trabalhos dos monitores.

Uma vez que as equipes se encontrem instaladas, o gás deve começar a ser bombeado, mas estima-se que serão necessárias 36 horas para que o combustível chegue aos consumidores europeus por causa do tempo necessário para que se atinja a pressão necessária para o fluxo de gás pelos dutos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]