• Carregando...

Bruxelas (AFP/Reuters) – Especialistas em saúde animal da União Européia (UE) aprovaram planos da França e da Holanda, ontem, para vacinar milhões de aves contra a gripe aviária como medida de precaução, informou o braço executivo do bloco. Os programas são os primeiros de vacinação preventiva do bloco contra o vírus letal H5N1 da gripe aviária, que avança pela Europa, tendo atingido oficialmente sete países. A França e a Holanda são os maiores produtores de frango da UE. A Holanda garantiu a aprovação da UE para vacinar frangos de criações domésticas e galinhas caipiras, que têm mais risco de contato com aves selvagens.

Na França a vacinação de gansos e patos já começou nas áreas de alto risco para a doença. O país espera imunizar 900 mil aves até o fim de abril. Em menor escala, a Espanha e a Alemanha também estão promovendo a vacinação.

Áustria

Pela primeira vez na União Européia, galinhas e patos foram identificados ontem como portadores do vírus H5N1 da gripe aviária no Lander de Styrie (sul da Áustria), onde provavelmente foram infectados por um cisne selvagem. As aves foram contaminadas pelo vírus H5N1, a forma altamente patogênica e transmissível ao homem, numa propriedade destinada ao confinamento em Graz chamado de "Arca de Noé" e que abriga cerca de 30 aves, entre outros animais, informou a porta-voz do ministério da Saúde, Daniela Retzek. A agência federal de segurança alimentar confirmou que duas galinhas, um cisne e três patos do local eram portadores do H5N1. Um cordão sanitário de três quilômetros de raio foi estabelecido em torno do local. As galinhas provavelmente foram infectadas por um cisne selvagem descoberto no dia 10 de fevereiro em Mellach, um subúrbio de Graz, e recolhido pela Arca de Noé", onde também estão hospedados cerca de 300 gatos e 200 cachorros.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]