• Carregando...

A União Européia concordou no sábado em tentar esclarecer a posição do Irã em relação a interromper o enriquecimento de urânio dentro de duas semanas, enquanto o secretário-geral da ONU, Kofi Annan, chegou a Teerã para discutir a questão.

A visita de Kofi Annan ao Irã acontece dois dias depois que o órgão de vigilância nuclear da ONU, a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), informou que o governo iraniano não havia cumprido o prazo de 31 de agosto imposto pela ONU para suspender os processos de enriquecimento.

Os Estados Unidos, que acusam o Irã de querer fabricar bombas atômicas, disseram na sexta-feira estarem consultando governos europeus sobre possíveis sanções contra o país, mas a União Européia assinalou que queria ver mais diálogo com o governo iraniano, que afirma que sua atividade atômica tem o objetivo de produzir energia.

O chefe da política externa da União Européia, Javier Solana, se reunirá com o principal negociador nuclear do Irã, Ali Larijani, na próxima semana para tentar esclarecer ambiguidades na resposta de 21 páginas do governo iraniano à oferta das principais potências mundiais de maior cooperação se o país parar as atividades que podem produzir armas atômicas.

Outros ministros da União Européia disseram que Solana faria um relatório sobre as negociações no dia 15 de setembro, em Bruxelas, e concordaram em não tomar nenhuma medida contra o Irã antes desta data.

Até agora o Irã não deu nenhum sinal de que esteja preparado para cumprir com as exigências da comunidade internacional para a abertura de negociações sobre cooperação econômica, tecnológica e política.

O presidente iraniano Mahmoud Ahmadinejad continuou desafiador no sábado e, de acordo com a agência estudantil de notícias ISNA, teria dito:

- Nossa nação apóia a paz, mas não vai desistir por nada de seu direito à tecnologia nuclear.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]