• Carregando...

Bruxelas – Os passageiros de aviões em circulação na União Européia (UE) poderão levar um volume máximo de 100 mililitros de líquidos em suas bagagens de mão, segundo decidiu ontem um comitê de especialistas em segurança do bloco. A decisão, semelhante a medidas já em vigor nos EUA, é uma resposta ao plano desarticulado em agosto pelas autoridades britânicas, que pretendia atacar aviões em pleno vôo com explosivos líquidos escondidos nas bagagens de mão dos terroristas.

As novas normas determinam que a capacidade de cada recipiente com líquido que os passageiros poderão levar fica limitada a 100 mililitros. Os recipientes devem ser colocados em um saco plástico transparente e fechado. O conteúdo de cada saco deve somar, no máximo, 1 litro.

Além disso, os passageiros deverão apresentar o saco plástico nos controles de segurança dos aeroportos, no momento do embarque. O tamanho da bagagem que pode ser levada a bordo fica limitado a 56x45x25 centímetros, com algumas exceções (instrumentos musicais, por exemplo).

Casacos

As normas definem ainda que os passageiros terão de tirar os agasalhos nos controles de segurança para que sejam examinados pelas máquinas de raio X, e os computadores portáteis e aparelhos elétricos maiores deverão ser retirados das malas nos controles de segurança.

Segundo as novas medidas, continua permitida a compra, sob certas condições, de quantidades de líquido de mais de 100 mililitros nas lojas dos aeroportos situadas além do controle de embarque e desembarque.

As atuais exigências para o transporte de líquidos na bagagem despachada não sofrem modificações, já que os aparelhos que vistoriam esses volumes são mais precisos que as máquinas usadas no controle de passageiros e da bagagem de mão.

Tramitação

O comissário de Transportes da União Européia, Jacques Barrot, disse que apresentará imediatamente uma proposta à Comissão Européia, de modo que o órgão executivo europeu possa aprová-la "na próxima semana".

Desta forma, as novas regras entrarão em vigor 20 dias após sua publicação no Diário Oficial da Comunidade Européia, o que aconteceria "no início de novembro".

No entanto, a aplicação da norma que limita o tamanho máximo da bagagem de mão entrará em vigor "mais tarde, a fim de permitir uma boa preparação dos operadores" aéreos, afirmou o comunicado.

Barrot considerou que as novas normas "alcançam o equilíbrio necessário" entre a segurança, a comodidade dos passageiros e as necessidades do setor do transporte aéreo.

Definição

O volume de 100 mililitros – que corresponde à metade do conteúdo de um pote pequeno de xampu – foi decidido depois de análises técnicas sobre a quantidade de explosivo líquido necessária para causar danos em um avião, explicaram fontes européias. Nos EUA, a quantidade é ainda menor: 90 ml. Os peritos dizem ser quase impossível produzir bombas com tão pouco líquido.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]