• Carregando...

A chefe da diplomacia da União Europeia (UE), Catherine Ashton, deve concordar com a proposta iraniana de manter uma reunião sobre o programa nuclear do país para o dia 5 de dezembro. Ela não pretende, porém, que esse encontro ocorra em Istambul como sugeriu o Irã, informou um diplomata europeu nesta sexta-feira.

A fonte, pedindo anonimato, disse que Catherine deve responder à proposta ainda nesta sexta-feira. Teerã sugeriu esta semana que fosse retomado o diálogo com as potências mundiais sobre o programa nuclear do país. O Irã sugeriu as datas de 23 de outubro e 5 de dezembro.

O diplomata revelou que houve consultas entre Catherine e as outras partes envolvidas - Reino Unido, China, França, Rússia, Alemanha e Estados Unidos - nas últimas 48 horas. Segundo ele, a chefe da diplomacia europeia deve pedir que o diálogo ocorra "em algum lugar na Europa, mais provavelmente na Suíça".

A fonte disse que Catherine deve reiterar seu desejo de realizar três dias de conversas. As potências mundiais querem que o Irã suspenda seu programa de enriquecimento de urânio, temendo que o país busque secretamente armas nucleares. Já Teerã garante ter apenas fins pacíficos, como a produção de energia. As informações são da Associated Press.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]