• Carregando...

Paris (AFP) – O último presente de 2005 será um segundo a mais para todos os habitantes do planeta, mas que preocupa cientistas do mundo inteiro. A noite de 31 de dezembro de 2005 terá um segundo a mais para se adaptar ao Tempo Universal Coordenado (UTC, na sigla em inglês), lembrou ontem o jornal francês Le Monde. Ou seja, antes de entrarmos oficialmente no dia 1.º de janeiro de 2006, será preciso acrescentar este segundo "intercalado", usado pela última vez há sete anos, na madrugada de 31 de dezembro de 1998 para 1.º de janeiro de 1999. Este segundo serve para manter a relação entre o tempo oficial e o tempo natural da rotação terrestre.

Um detalhe que passará despercebido para a maioria das pessoas – inclusive os filipinos já começaram a comemorar a virada do ano dois dias antes, com a 1.ª Competição Mundial de Shows Pirotécnicos. O evento contou com a participação de nove países, os australianos saíram vencedores.

Há décadas, os astrônomos sabem que a rotação da Terra perde velocidade em certos momentos por causa da atração da Lua. Para se apoiar em um ponto de referência mais específico, os especialistas criaram os relógios atômicos, desenvolvidos desde 1955, que fizeram dos físicos os senhores do tempo. Mas o tempo marcado pelos átomos se distancia do real e, em 40 anos, registraram 33 segundos de avanço sobre o tempo natural marcado pela rotação do planeta. Por isso, em 1972, inventou-se este segundo "intercalado" que deve ser somado de vez em quando, por ordem do Serviço Internacional da Rotação Terrestre. No entanto, vários cientistas se opuseram à inclusão deste segundo, alegando ser algo caprichoso. Em agosto de 2006, o sistema será discutido pelos cientistas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]