• Carregando...
 | Martin Bernetti/AFP
| Foto: Martin Bernetti/AFP

Da Redação com agências

Mais de metade das crianças nascidas em países ricos desde o ano 2000 chegará aos 100 anos, caso a tendência de aumento da expectativa de vida atual continue, segundo um estudo publicado na revista científica Lancet.

A pesquisa, do Centro de Pesquisa sobre o Envelhecimento da University of South Denmark, analisou dados de 30 países que mostram que a expectativa de vida vem crescendo desde 1840 e que não há sinais de interrupção na tendência.

De acordo com o estudo, em 1950, a probabilidade de se viver até os 80 ou 90 anos era de 15% para mulheres e de 12% para homens. Em 2002, esses valores aumentaram para 37% e 25%, respectivamente.

"Se a expectativa de vida estivesse chegando a um limite, alguma desaceleração do progresso provavelmente ocorreria", disse Kaare Christensen, que liderou o estudo.

* * * * *

Físico Stephen Hawking se aposenta de cátedra em Cambridge (foto)

AFP

Londres - O astrofísico britânico Stephen Hawking (foto), 67 anos, se aposentou formalmente na quinta-feira de sua cátedra da Universidade de Cambridge, que ocupa há três décadas. O autor de Uma breve história do tempo, um dos maiores sucessos mundiais da literatura científica, chegou à idade limite para permanecer no cargo de Professor Lucasiano de Matemática – que foi ocupado pelo pai da lei da gravidade Isaac Newton, há três séculos.

O cientista, que sofre com uma grave doença degenerativa, vai continuar, no entanto, trabalhando na universidade como Professor Lucasiano Emérito, disse a fonte.

Hawking, que tem esclerose lateral amiotrófica desde os 22 anos, começou a trabalhar em Cambridge em 1962 e em 1979 assumiu a titularidade da reputada cátedra fundada em 1663 por Henry Lucas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]