• Carregando...

O mundo tem 25 novos lugares reconhecidos como de "excepcio­­nal valor universal". Termi­­nou ontem a 35.ª Reunião do Comitê do Patrimônio Mundial da Unes­­co, que foi realizada em Paris, desde o dia 19 de junho. Agora, entre sítios culturais, naturais e mistos, a lista do Patrimônio Mundial contém 936 locais.

Representantes de 110 países, incluindo o Brasil, fizeram a se­­leção entre 39 candidatos. Além de escolher os novos integrantes da lista, o Comitê avaliou 169 sítios do Patrimônio Mundial, 34 deles considerados em perigo e que corriam risco de ser excluídos da lista.

Não há limite de países que podem passar a integrar a lista a cada reunião anual. Mas, para serem selecionados, os candidatos devem apresentar dossiês com o máximo de informações sobre o local, tanto com suas qua­­lidades quanto com indícios de que existem estrutura e pessoal capacitado na região para preservar o patrimônio.

"Em um mundo de mudanças, o Patrimônio Mundial é um lembrete de tudo o que une a humanidade. É também uma recordação dos laços entre a cultura, a natureza e a sociedade", disse a presidente da reunião des­­te ano, Mai bint Muhammad Al Khalifa, ministra de Cultura do Reino do Bahrein, em declaração publicada no site da Unesco. A reunião do Comitê deste ano estava programada para ocorrer no Bahrein, mas foi transferida para a França devido aos conflitos naquele país árabe.

América Latina

A América Latina tem dois novos sítios na lista. Um deles é a Paisagem Cultural do Café, na Colôm­­bia, que abrange plantações de café e também área urbanas, na região ocidental da Cordilheira dos Andes. A maior catedral da América Central é o outro patrimônio latino-americano a fazer parte da lista. A Catedral de León, na Nicarágua, começou a ser cons­­truída em 1747 e ficou pronta em 1860.

Os Emirados Árabes Unidos tiveram os sítios culturais de Al Ain: Hafit, Hili, Bidaa Bint Sau­­dum incluídos na relação. É a primeira vez que um patrimônio do país árabe entra na lista. O cen­­tro histórico de Bridgetown, capital de Barbados, fez com que o país também fosse estreante no Patrimônio Mundial.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]