• Carregando...

A Unesco anunciou nesta segunda-feira (23) o envio de uma missão de especialistas ao Haiti para determinar se os restos encontrados em sua costa correspondem aos da caravela Santa Maria de Cristóvão Colombo, como afirma o explorador americano Barry Clifford.

Os especialistas partirão nos próximos meses a pedido da ministra haitiana de Cultura, Monique Rocourt, que solicitou o apoio do Conselho Cientista da Convenção da Unesco sobre a proteção do patrimônio subaquático de 2001, precisou em comunicado à organização da ONU para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Sua missão será "avaliar o estado do patrimônio submerso" no litoral do norte do Haiti, onde foram encontrados os restos que podem pertencer a uma das três naus que Colombo levou na viagem em que chegou pela primeira vez à América.

A diretora geral da Unesco, Irina Bokova, mostrou sua preocupação pela "pilhagem" do patrimônio submerso do Haiti e seu tráfico ilícito, e pediu aos Estados que colaborem com o país para combatê-lo e encontrar o rastro dos objetos roubados, em particular os procedentes desse navio naufragado.

Clifford afirmou em 14 de maio ter encontrado a Santa Maria, uma afirmação que diversos analistas questionam, por considerar que os restos do navio foram utilizados para construir o forte Natal na ilha.

A Unesco lembrou que o navio naufragado já havia sido visitado em 2003 por vários submarinistas, entre eles o próprio Clifford, e que à época foi visto um canhão do século XV que, desde então, desapareceu.

A Convenção de 2001 da Unesco, ratificada por 48 países, entre eles o Haiti, visa a proteger o patrimônio submarino e evitar a exploração comercial dos navios naufragados e a venda dos objetos roubados.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]