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Se não pode vencê-los, junte-se a eles: esta é a lógica da ferramenta LectureTools da Universidade de Michigan que introduz computadores e celulares para desenvolver aulas interativas e manter a atenção dos alunos.

O professor de Ciência da universidade, Perry Samson, projetou o programa para melhorar a interação com os estudantes e manter sua atenção nas longas dissertações. "A chave está em conquistar os estudantes de modo que não fiquem tentados a se conectar às redes sociais durante uma classe interminável", disse Samson.

A Universidade, que prevê que cerca de 4 mil alunos inscritos em cerca de 20 classes empregue este sistema, encontrou em um estudo elaborado por seu centro de pesquisa para a Aprendizagem e o Ensino que o teste do programa melhorava de maneira significativa a atenção e a participação dos estudantes.

LectureTools é um sistema criado para internet para estabelecer uma dinâmica de perguntas e respostas, assim como para tomar notas durante as classes. Mediante o sistema, os professores podem sugerir atividades interativas e os estudantes respondem a elas através de seu notebook ou telefone celular.

Além disso, os alunos podem expressar suas preocupações ou dificuldades de compreensão ao professor e podem enviar perguntas específicas que podem ser respondidas imediatamente. Enquanto isso, as perguntas respondidas são visíveis para toda a classe, embora de forma anônima, de modo que são salvadas em um arquivo geral.

"Realmente faz com que as longas aulas fiquem mais curtas. Esta ferramenta aumenta a interação, também ao velho estilo. Há mais estudantes que levantam a mão em classe, é muito conveniente e simples", disse Mika Lavaque-Manty, professora associada de Ciências Políticas da Universidade de Michigan.

LectureTools começou como um projeto de pesquisa com fundos da Fundação Nacional de Ciências e recursos de TechArb, um espaço para ideias empreendedoras proporcionado pelo Centro da UM para o empresariado.

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