• Carregando...
Vázquez liderava pesquisas com 14 pontos de vantagem | Andres Stapff / Reuters
Vázquez liderava pesquisas com 14 pontos de vantagem| Foto: Andres Stapff / Reuters

Os uruguaios escolheriam ontem o próximo presidente em uma eleição que deveria levar outra vez ao poder o ex-presidente Tabaré Vázquez, garantindo o terceiro mandato consecutivo da esquerda.

As pesquisas mostravam que Vázquez, um experiente político da Frente Ampla, com 74 anos, venceria ao jovem rival conservador do Partido Nacional, o parlamentar Luis Lacalle Pou, com uma diferença de 14 pontos percentuais. A votação se encerrou às 19h30 e até as 21 horas ainda não haviam sido divulgados números da apuração.

Apesar de ser um político de esquerda moderado, se Vázquez vencer, daria continuidade a várias iniciativas progressistas, como uma lei nova e polêmica que regula a produção e comércio de maconha sob a supervisão do Estado. Confirmando a vitória, Vázquez vai suceder José Mujica, um ex-guerrilheiro de 79 anos.

Lacalle Pou ficou 17 pontos percentuais atrás de Vázquez no primeiro turno da eleição no fim de outubro e, ontem, não se esperava que a situação mudasse.

"Sempre fui empregada doméstica e hoje tenho um salário melhor, mais benefícios, mais direitos. Por isso, quero de novo Tabaré presidente", disse Miriam Hernández, de 47 anos, em meio a uma forte chuva que prejudicou o acesso de eleitores às seções eleitorais.

Durante o mandato entre 2005 e 2010, o oncologista Vázquez conseguiu estabilizar a economia e reduzir a pobreza, combinando políticas pró-mercados e de cunho social. Como a reeleição imediata não é permitida no Uruguai, o cargo foi passado ao aliado Mujica.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]