• Carregando...

O número de mortos pelos tornados no sul dos Estados Unidos chegou nesta sexta-feira (29) a 297. Os quase 300 mortos representam o pior caso de tornados desde abril de 1974 nos EUA, quando o serviço meteorológico afirmou que 315 pessoas morreram por uma tempestade que varreu 13 Estados no sul e no meio-oeste. Nesta sexta, sobreviventes tentavam garantir o que sobrou de seus pertences.

O presidente Barack Obama planeja passar nesta sexta-feira por partes do Alabama, devastado pela série de tornados e onde vivem dois terços das vítimas. O grande número de mortos surpreende em uma época de radares sofisticados e previsões por satélite mais precisas. Porém as tempestades dessa vez foram muito fortes.

Ontem, pessoas tentavam voltar para suas casas, lidando com a falta de eletricidade e de ajuda, além da pouca segurança. "É uma devastação. Nunca vi isso", disse o senador Richard Shelby ao visitar a cidade de Tuscaloosa. "Esta é a pior devastação por tornado que eu já vi."

Obama passará por Tuscaloosa, uma das cidades mais afetadas, para ver os estragos das tempestades. Ele se encontrará com o governador do Alabama, Robert Bentley, e com familiares que estão em abrigos. Nesta quinta, Obama firmou um documento declarando a situação um desastre, permitindo assim a liberação de auxílio federal, o que será feito.

"Nós não podemos controlar quando ou onde a tempestade irá ocorrer, mas podemos controlar como responder a isso", disse Obama. Segundo ele, todo norte-americano afetado pelo desastre pode estar certo de que o governo federal "fará tudo que nós podemos para ajudar você a se recuperar e ficará ao seu lado enquanto você reconstrói".

Apenas no Alabama, havia no início desta sexta-feira 210 mortes confirmadas. Foram registradas 33 mortes no Mississippi, 33 no Tennessee, 15 na Geórgia, cinco na Virgínia e uma no Kentucky. Centenas de pessoas ficaram feridas, sendo 800 apenas em Tuscaloosa. As informações são da Associated Press.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]