• Carregando...

Uma vala comum com pelo menos dez crânios humanos foi descoberta no norte do Afeganistão por operários que escavavam o chão para a construção de um estacionamento em um quartel, disseram autoridades afegãs nesta quarta-feira.

A descoberta ocorreu na terça-feira na localidade de Deh Dadi, província de Balkh (norte), perto do local de uma violenta batalha na sangrenta guerra civil afegã do começo da década de 1990.

"Retiramos 10 a 15 esqueletos da vala, e aí paramos de escavar", disse Mohammad Nahim, porta-voz do Exército no norte do Afeganistão.

Ele acrescentou que o Exército pediu a legistas e entidades de direitos humanos que investiguem a vala. Alguns esqueletos tinham as mãos amarradas nas costas com cordas azuis.

O Exército parou os trabalhos em torno da vala nesta quarta-feira, atendendo a um pedido da Comissão Independente de Direitos Humanos, que irá investigar quando as pessoas foram mortas, segundo o presidente da entidade, Sayed Mohammad.

"Logo ficará claro quem eram eles e por que foram mortos", acrescentou Nahim. Oficiais do Exército estimam que o número de mortos na vala possa ser maior.

A vala fica a cerca de 2 quilômetros de Qala-e-Jangi, onde o Taleban matou centenas de combatentes ligados ao comandante rival Ahmad Shah Massoud.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]