• Carregando...
 | MARK WALLHEISER/AFP
| Foto: MARK WALLHEISER/AFP

O escritor peruano Mario Vargas Llosa disse que o líder das primárias republicanas, Donald Trump, é um “palhaço racista”. Nobel da Literarura de 2010, Llosa ressaltou que a confirmação do bilionário como candidato republicano conduzirá a legenda à derrota nas eleições presidenciais de novembro. Para o escritor, cujo histórico lista uma falida campanha à Presidência do Peru em 1990, a nomeação de Trump representa “um perigo para os Estados Unidos”.

“É um país muito importante, com um campo gravitacional muito grande sobre o resto do mundo, para ter na Casa Branca um palhaço, um demagogo, um racista, como é o senhor Trump”.

Durante a coletiva de imprensa para o lançamento de seu novo romance, “Cinco Esquinas”, o escritor peruano disse que a carreira presidencial do empresário “parece imparável” e revelou esperar que o fenômeno Trump seja detido. Para Vargas Llosa, a nomeação de Trump ao posto de candidato republicano garantiria um triunfo ao Partido Democrata.

“Creio que colocarão um ponto final nas eleições, nas quais Hillary Clinton seguramente derrotará de maneira maciça o candidato republicano se o candidato for Donald Trump”, destacou.

Trump venceu três das quatro primeiras prévias estaduais e é favorito em 11 dos 12 estados que votam nesta terça-feira — a Super Terça — para escolher os candidatos republicano e democrata que disputarão a Presidência em novembro. Em sua plataforma eleitoral, o bilionário prometeu construir um muro ao longo da fronteira do México com os Estados Unidos e deportar 11 milhões de imigrantes ilegais. Disse ainda, logo no início da campanha, que os mexicanos que cruzavam a fronteira eram estupradores e narcotraficantes.

Vargas Llosa, de 79 anos, é conhecido por livros como “A cidade e os cachorros”, que explora as estruturas de poder político na América Latina.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]