• Carregando...
Turistas visitam a Praça São Marcos, no centro histórico de Veneza, mesmo com água acima dos joelhos | Manuel Silvestri/Reuters
Turistas visitam a Praça São Marcos, no centro histórico de Veneza, mesmo com água acima dos joelhos| Foto: Manuel Silvestri/Reuters
  • Veja onde fica Veneza

Veneza - A pior enchente em 22 anos na principal cidade turística italiana forçou ontem moradores e visitantes a caminhar por uma Veneza de ruas e praças alagadas.

"Poucas ruas estão livres da água", disse Enzo Bon, porta-voz da prefeitura. Entre os locais afetados está a Praça de São Marcos, a paisagem mais conhecida de Veneza, no centro histórico da cidade.

Os trabalhadores não conseguiam instalar as pranchas de madeira que são usadas pelos moradores para caminhar pelas ruas durante as enchentes, porque as águas subiram muito rápido até 1,56 metro. Bon disse que muitos táxis de Veneza (lanchas conhecidas como vaporetti) tiveram que suspender o serviço.

Turistas

As imagens da televisão mostraram algumas pessoas com botas de cano alto e plásticos nas pernas, caminhando em meio à água. Alguns turistas usaram as cadeiras dos elegantes cafés da Praça São Marcos para caminhar no local.

A última vez em que Veneza sofreu uma enchente semelhante foi em 1986. Mas o recorde ocorreu na destruidora enchente de 1966, quando as águas subiram 196 centímetros e o mar invadiu o Lido de Veneza, parte da cidade que fica entre a laguna e o Adriático.

A maior parte da cidade amanheceu alagada devido à cheia, provocada pelos fortes ventos e pelas constantes chuvas que atingem toda a região. Com a cidade no norte da Itália alagada, as pontes para os pedestres intransitáveis e os vaporetti que fazem o transporte de passageiros parados, o prefeito de Veneza, Massimo Cacciari, pediu que as pessoas não se deslocassem para a cidade – a não ser em casos de máxima necessidade. "É uma maré alta excepcional", afirmou o prefeito. "Se não há nada indispensável para fazer, pedimos às pessoas que não venham até a cidade."

Cacciari lembrou que já no último domingo toda a população foi preventivamente avisada sobre a alta da água. Na manhã de segunda, as sirenes tocaram novamente, indicando que a cidade estava sendo alagada.

Tradição

Em dezembro de 1979, a maré alta em Veneza (fenômeno conhecido como água alta) chegou a uma altura de 1,66 metro. Já o recorde histórico foi registrado em novembro de 1966, quando a maré entrou na cidade provocando destruição e morte e atingindo 1,94 metro de água.

Após atingir seu ponto máximo, a água começou a baixar devido à mudança de direção do vento e à diminuição de sua intensidade.

Veneza sofre um tipo de cheia durante boa parte do ano. O governo está construindo um sistema de escoamento de água que deve ficar pronto nos próximos anos.

No restante da Itália também há alerta para o mal tempo. No norte, a neve causa transtornos nas regiões do Piemonte, Ligúria e Trentino, com cidades isoladas. Em Roma e Nápoles, um violento temporal causou alagamentos e queda de árvores, e ilhas próximas à ilha da Sicília ficaram isoladas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]