Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Crise diplomática

Venezuela alega “ameaças” e equipe consular deixa Miami

A Venezuela convocou ontem sua equipe consular em Miami, dizendo que eles enfrentavam "grave e iminente perigo". A me­­dida é tomada dias após o presidente Hugo Chávez anunciar o fechamento do consulado em Miami, como resposta à expulsão da cônsul-geral, Livia Acosta, de­­clarada persona non grata pelos EUA em 6 de janeiro.

Um comunicado da chancelaria venezuelana afirmou que o pessoal diplomático e consular em Miami "tem sido sujeito a ameaças e intimidação" e que co­­mo resultado enfrenta "um perigo real, grave e iminente". O go­­verno de Caracas afirmou que todo o pessoal em Miami iria voltar para casa e a intenção era "iniciar um levantamento abrangente das condições de operação e segurança" na cidade da Flórida.

Troca

Washington e Caracas não trocam embaixadores desde 2010. As duas nações têm uma relação difícil desde a posse de Chávez, em 1999.

Os Estados Unidos não explicaram a ex­­pulsão, mas o Depar­­tamento de Estado investigava a notícia de que, enquanto estava na embaixada da Venezuela no México, Acosta havia discutido uma campanha de ataques cibernéticos contra os EUA.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.