• Carregando...

A Venezuela convocou ontem sua equipe consular em Miami, dizendo que eles enfrentavam "grave e iminente perigo". A me­­dida é tomada dias após o presidente Hugo Chávez anunciar o fechamento do consulado em Miami, como resposta à expulsão da cônsul-geral, Livia Acosta, de­­clarada persona non grata pelos EUA em 6 de janeiro.

Um comunicado da chancelaria venezuelana afirmou que o pessoal diplomático e consular em Miami "tem sido sujeito a ameaças e intimidação" e que co­­mo resultado enfrenta "um perigo real, grave e iminente". O go­­verno de Caracas afirmou que todo o pessoal em Miami iria voltar para casa e a intenção era "iniciar um levantamento abrangente das condições de operação e segurança" na cidade da Flórida.

Troca

Washington e Caracas não trocam embaixadores desde 2010. As duas nações têm uma relação difícil desde a posse de Chávez, em 1999.

Os Estados Unidos não explicaram a ex­­pulsão, mas o Depar­­tamento de Estado investigava a notícia de que, enquanto estava na embaixada da Venezuela no México, Acosta havia discutido uma campanha de ataques cibernéticos contra os EUA.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]