Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Unasul

Venezuela comprará carros da Argentina em vez da Colômbia

Caracas - A Venezuela vai importar 10 mil carros da Argentina antes do final do ano, em mais um movimento da administração do presidente Hugo Chávez contra a Colômbia, pois, originalmente o governo venezuelano iria comprar os veículos fabricados no país vizinho.

A administração Chávez está buscando substituir as importações da Colômbia em meio a escalada na tensão com o presidente colombiano Alvaro Uribe. "Vamos comprar da indústria automotiva argentina. Aqueles 10 mil carros que íamos comprar da Colômbia, ao invés disso, (o presidente dos EUA Barack) Obama pode comprá-los", disse o ministro de Comércio da Venezuela, Eduardo Saman, durante um evento com companhias argentinas.

A Argentina está se aproveitando da tensão diplomática entre Chávez e Uribe para aumentar as vendas para a Venezuela. Uma delegação liderada pela presidente argentina, Cristina Kirchner, vai se reunir com Chávez hoje para assinar uma série de acordos. "A Argentina tem a capacidade para substituir tudo o que a Colômbia produz", disse Saman.

O comércio entre Colômbia e Venezuela alcançou US$ 6 bilhões no ano passado, mas Chávez vem ameaçando congelar as relações comerciais com o país vizinho. No ano passado, a Venezuela comprou cerca de 17% de todas as ex­­portações colombianas, só ficando atrás dos EUA, com 35%.

As vendas de carros colombianos para a Venezuela vem sofrendo desde que a administração Chá­­vez iniciou a imposição de cotas de importação para o setor automotivo. As cotas são um dos fatores por trás de um declínio de 51% nas vendas de carros para a Venezuela no primeiro semestre do ano.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.