Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Crise

Venezuela pediu que militares paraguaios defendessem Lugo

Revelação foi feita pela ministra da Defesa do Paraguai, María Liz García. Pedido teria sido feito pelo chanceler venezuelano, Nicolás Maduro

A ministra de Defesa do Paraguai, María Liz García, confirmou nesta quinta-feira (28) que o chanceler venezuelano, Nicolás Maduro, se reuniu secretamente com comandantes das Forças Armadas paraguaias e pediu que os militares defendessem o ex-presidente Fernando Lugo no dia em que o impeachment do líder foi aprovado.

Segundo María Liz, o encontro foi realizado no Gabinete Militar do Palácio de Governo, às 16h da última sexta-feira (22). Ao lado de Maduro estava também o embaixador do Equador no Paraguai, Julio Prado, e o ex-comandante do Gabinete Militar paraguaio, Ángel Alcibiades Vallovera Antúnez, que ainda liderava a pasta.

"O chanceler pediu que respondessem à situação que afetava o ex-presidente, pediu que agissem imediatamente", contou a ministra, ao diário paraguaio "ABC Color".

No entanto, apesar da insistência do venezuelano, comandantes paraguaios optaram por respeitar a decisão do Congresso, baseada na Constituição, reforçou a ministra. O pedido de Maduro é mais uma das ações interpretadas pelo novo governo paraguaio como uma intervenção externa em assuntos internos do país, assim como a visita de uma delegação de integrantes da Unasul na última sexta-feira, que quis assistir o processo de reforma política.

A comissão, liderada pelo chanceler brasileiro Antônio Patriota, foi até Assunção preocupada com o processo democrático paraguaio. Os chanceleres tentaram angariar apoio ao ex-presidente no Senado e frear o julgamento relâmpago. O esforço foi considerado uma tentativa de dissuadir parlamentares de destituir Lugo, na opinião no novo governo do Paraguai.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.