• Carregando...

A Venezuela está pondo em prática a estratégia de diversificar suas exportações de petróleo, prometendo mais combustível para Belarus e Síria e menos para os Estados Unidos, onde o governo cogita vender patrimônio.

O ministro do Petróleo, Rafael Ramírez, disse na quarta-feira que o país, maior produtor sul-americano de petróleo, irá elevar no ano que vem suas exportações a Belarus em 150 por cento, chegando a 200 mil barris por dia.

A estatal petrolífera PDVSA também irá exportar 20 mil barris diários de diesel à Síria, conforme acordo assinado pelo presidente Hugo Chávez numa recente viagem.

"Queremos reduzir o mercado à vista", disse Ramírez a jornalistas. "Estamos assinando acordos de fornecimento de longo prazo."

Ramírez rejeitou as acusações de adversários do governo que dizem que a Venezuela está perdendo dinheiro por causa de contratos favoráveis a grandes clientes como a China.

"Não vendemos petróleo com desconto a ninguém (...). Estamos enviando petróleo a Belarus a preços acima do valor de mercado", disse ele a jornalistas. "Tivemos um preço médio de 78 dólares por barril desde abril (para as vendas a Belarus), o que é 60 centavos acima do preço WTI (West Texas Intermediate)."

Ramírez afirmou também que a Venezuela suspendeu a exportação de gasolina para o Irã, o que ajudava o governo iraniano a contornar as sanções contra o seu programa nuclear. Ele disse que o Irã não está mais precisando do combustível.

Durante a recente viagem de Chávez a Europa, Rússia e Oriente Médio, a PDVSA finalizou a venda da sua participação na refinaria alemã Ruh Oel. Há muito tempo a empresa se queixava de que o negócio não era rentável. Agora, todos os olhos se voltam para a Citgo, subsidiária da PDVSA nos EUA, que Chávez e Ramírez chamam de "mau negócio".

O ministro não chegou a declarar a intenção de vender a empresa, pois disse que há restrições previstas em complicados contratos internacionais. "Vamos levar esse processo adiante, pouco a pouco," afirmou.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]