• Carregando...
Sede da estatal de petróleo PDVSA em Caracas, capital da Venezuela.
Sede da estatal de petróleo PDVSA em Caracas, capital da Venezuela.| Foto: Miguel Gutiérrez / EFE

A Venezuela é um "aliado comprometido" da Rússia, mas está aberta para negócios com os Estados Unidos, afirmou o ministro das Relações Exteriores venezuelano, Félix Plasencia, no Fórum Diplomático de Antalya, na Turquia, neste sábado (12). Na ocasião, o ministro do país sul-americano se reuniu com o alto representante da União Europeia (UE) para Relações Exteriores, Josep Borrell.

Linha do tempo: o que aconteceu na guerra da Ucrânia até agora?

"Somos aliados comprometidos do governo russo e respeitamos seu presidente, Vladimir Putin, como membro responsável da comunidade internacional. Estamos convencidos de que ele fará o que for melhor para o povo", disse Plasencia em entrevista à agência de notícias turca "Anadolu", feita em inglês.

Ao mesmo tempo, Plasencia deu pleno apoio a um hipotético regresso das companhias petrolíferas americanas à Venezuela, após contatos de alto nível com Washington semana passada.

"Fazemos negócios de petróleo com empresas americanas há 100 anos. Nunca pedimos que deixassem o país. Espero que respeitem a soberania e a legitimidade do meu país. Se o respeitarem, podemos fazer muito em conjunto no negócio do petróleo", disse o chanceler.

Plasencia afirma que a Venezuela produz atualmente um milhão de barris de petróleo por dia e reiterou que chegará a dois milhões até o final do ano. "Chegaremos a esse nível com parceiros confiáveis, como Rússia, China e Irã", destacou o ministro venezuelano, que também disse sempre haver espaço para ampliar o comércio de combustíveis com os Estados Unidos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]