• Carregando...
Cerca de 800 casas já foram destruídas, arrasando mais de 89 quilômetros quadrados | Phil McCarten/Reuters
Cerca de 800 casas já foram destruídas, arrasando mais de 89 quilômetros quadrados| Foto: Phil McCarten/Reuters

Os ventos acalmaram-se neste domingo (16) no sul do estado norte-americano da Califórnia, dando algum alívio para os bombeiros que combatem os incêndios florestais na região metropolitana de Los Angeles.

Cerca de 800 casas já foram destruídas, arrasando mais de 89 quilômetros quadrados, pelo menos 50 mil pessoas tiveram de abandonar suas casas e várias estradas foram fechadas por causa das chamas. Até agora foram registrados 11 feridos, sendo nove deles bombeiros.

O Serviço Nacional de Meteorologia informou que os ventos de Santa Ana acalmaram-se e estavam atingindo cerca de 62 km/h na região de Sylmar, no norte de Los Angeles. Nos condados de Orange e Riverside, os ventos estavam em 40 km/h, permitindo que os bombeiros impeçam o fogo de se espalhar por novas vizinhanças.

William Bratton, chefe do Departamento de Polícia de Los Angeles, explicou à imprensa local que existe a preocupação de que alguns dos moradores de maior idade não fossem capazes de escapar do fogo, que começou na última sexta de forma repentina.

Os bombeiros que trabalham no combate ao incêndio conseguiram conter cerca de 30% do fogo, que atinge uma área de cerca de 39 quilômetros quadrados. Centenas de bombeiros trabalham também na contenção de um incêndio na rica região de Montecito onde as chamas destruíram cerca de 111 casas.

Estragos

Mais de 500 trailers foram destruídos e 10 mil pessoas tiveram de ser evacuadas no distrito de Sylmar, onde 3.200 hectares foram destruídos.

No luxuoso balneário de Montecito, as chamas foram parcialmente contidas, mas ainda ameaçavam mansões de celebridades de Hollywood. Mais de cem casas já foram destruídas.

Novos focos de incêndio também começaram nas cidades de Yorba Linda e de Corona, a sudeste de Los Angeles. Nelas, 20 casas foram destruídas.

No condado de Orange, mais de 20 mil pessoas tiveram de deixar suas casas.

O prefeito de Los Angeles, Antonio Villaraigosa, atribuiu a violência dos incêndios à força dos ventos, que atingem 130 km/h.

Cerca de 2.000 bombeiros, ajudados por helicópteros e carros, lutavam para tentar conter o fogo. Todo o condado está em estado de emergência.

Segundo o "Los Angeles Times", 11 pessoas ficaram feridas pelo fogo, nove delas bombeiros.

Condições propícias

As condições estão propícias para o fogo se propagar, com umidade relativa do ar ente 10% e 15% e ventos fortes de 72 km/h.

Muitos recordes de calor foram registrados. No centro de Los Angeles, a temperatura atingia 34ºC, 20 graus acima da média para a época.

A estação de incêndios florestais na Califórnia, que tradicionalmente começa em junho, tem fica mais intensa nos últimos anos, à medida que são construídas novas casas em áreas mais sensíveis ao fogo. O condado de Los Angeles, que abriga cerca de 10 milhões de pessoas, foi castigado neste ano.

Em outubro, 30 focos de incêndio no sul do Estado obrigaram mais de 500 mil pessoas a deixar suas casas, e causaram danos a 2.000 residências.

No ano passado, os incêndios mataram oito pessoas, destruíram 2.000 casas e provocaram a evacuação de 640 mil.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]