• Carregando...
 |
| Foto:

Imagem fornecida pela Nasa mostra ventos estelares esculpindo formas onduladas na M17, Nebulosa de Ômega, que fica a 5,5 mil anos-luz de distância da Terra, na constelação de Sagitário. A nuvem é formada por gás e poeira espacial e iluminada por estrelas que ficam no alto, à esquerda e que representam locais de futura formação estelar. As cores indicam a formação química da M17, a área predominantemente em verde corresponde a abundância de hidrogêneo. Áreas em vermelho e azul correspondem, respectivamente, a sulfur e oxigênio.

Bolha espacial

Um vento rápido e poderoso vindo de uma estrela recém-nascida criou nebulosa com forma de uma bolha espacial no final de um filamento de hidrogêneo. Ela foi catalogada como N44F pelos observadores que a viram através das imagens enviadas pelo telescópio espacial Hubble. Fica a 160 mil anos-luz da Terra em um local conhecido como um berçário de novas estrelas na Via Láctea.

As imagens do Hubble revelam estruturas que incluem pilares de poeira espacial formando uma torre a partir da estrela central. Esta formação de poeira e gás se expande a uma velocidade de aproximadamente 12 quilômetros por segundo, deixando a N44F com cerca de 35 anos-luz.

As imagens podem ser vistas no site da Nasa

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]