• Carregando...

Homens armados mataram nesta quarta, no norte do Cáucaso, a juíza Aza Gazgireeva, vice-chefe da Suprema Corte regional, logo após ela deixar seus filhos na escola, informaram funcionários do governo. Cinco outras pessoas, entre elas uma criança pequena, ficaram feridas no atentado. O assassinato ocorrido na Ingushetia - país da Federação Russa a oeste da Chechênia - evidencia como a violência tomou conta da região, assolada há anos pela pobreza, corrupção e expansão do radicalismo, além de quase 15 anos de lutas na Chechênia.

No Daguestão, uma província ao leste da Chechênia, militantes enfrentaram forças policiais, após atacarem uma delegacia de polícia com morteiros e metralhadoras. Mais cedo, o presidente da Rússia, Dmitry Medvedev, tinha feito uma visita à região, com ampla cobertura da mídia, em uma tentativa de mostrar os esforços do governo para reduzir a violência. Na semana passada, um franco-atirador matou o principal juiz no Daguestão.

Na Ingushetia, a van que carregava a juíza foi atacada a tiros perto do jardim de infância da principal cidade da região, Nazran. Ela recebeu vários tiros e morreu no hospital. Agências de notícias da Rússia citaram policiais dizendo que a juíza deve ter sido morta por seu papel investigador de um ataque de militantes chechenos contra a polícia da Ingushetia em 2004.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]