• Carregando...
Rubalcaba é um dos políticos mais respeitados na Espanha, graças ao seu sucesso como ministro do Interior | REUTERS/Stringer
Rubalcaba é um dos políticos mais respeitados na Espanha, graças ao seu sucesso como ministro do Interior| Foto: REUTERS/Stringer

O vice-presidente do governo espanhol, Alfredo Pérez Rubalcaba, renunciou na sexta-feira para se dedicar à disputa pelo cargo de primeiro-ministro da Espanha, numa eleição em que os socialistas terão muitas dificuldades para se manterem no poder.

Rubalcaba é um dos políticos mais respeitados na Espanha, graças ao seu sucesso como ministro do Interior em enfraquecer o grupo separatista basco ETA. As pesquisas mostram, no entanto, que ele deve ser derrotado pelo líder da oposição de centro direita, Mariano Rajoy.

Com o desemprego em torno de 20 por cento da força de trabalho -- maior taxa na União Europeia --, o Partido Popular (PP, de Rajoy) tem uma margem de 10 a 14 pontos percentuais de vantagem nas pesquisas.

A eleição geral tem de acontecer até março, mas analistas dizem que Rubalcaba irá pressionar o impopular premiê José Luis Rodríguez Zapatero a antecipá-la para novembro, para aproveitar de um provável alento econômico previsto para o verão.

"Informei ao primeiro-ministro do meu desejo de deixar o governo e de fazê-lo imediatamente", disse Rubalcaba, de 59 anos, químico de formação e ex-velocista, durante a entrevista coletiva semanal do gabinete.

Zapatero já havia anunciado que não pretende disputar um terceiro mandato. As medidas de austeridade adotadas por seu governo para controlar o déficit não foram capazes de reduzir o desemprego, além de terem afetado duramente a popularidade dos socialistas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]