• Carregando...

A guerra cibernética, como a travada contra o Irã no ano passado, oferece aos países avançados uma alternativa à força militar "horrível", disse o vice-primeiro-ministro de Israel, Dan Meridor, na quinta-feira.

"A guerra é horrível, terrivelmente horrível", disse Meridor a diplomatas e jornalistas presentes no Centro para Assuntos Públicos de Jerusalém.

"Nos tempos modernos, como a guerra está o tempo todo na televisão, as pessoas veem isso e não aguentam. Há limites. Há um preço que você paga."

E acrescentou: "Como é difícil, buscam-se outras formas. Uma dessas outras formas é a comunidade de inteligência do mundo todo tentando fazer coisas que não parecem tão horríveis, não matam pessoas."

Ele não quis falar sobre o misterioso vírus Stuxnet encontrado nas redes iranianas no ano passado, mas as declarações dele salientaram as dúvidas israelenses em se fazer uma ameaça velada para o uso da força contra o programa nuclear de seu arquiinimigo.

"E todo o mundo que não está na tela, o mundo cibernético... torna-se mais importante no conflito entre as nações. É um novo campo de batalhas, não com armas, mas com uma outra coisa", afirmou ele.

Meridor, que supervisiona os serviços de espionagem e os assuntos nucleares de Israel, afirmou que o país aprendeu com a cobertura de notícias e da censura do público aos seus conflitos com seus inimigos.

Nos últimos dois anos, as autoridades israelenses revelaram sem alarde capacidades cibernéticas que, segundo elas, são um pilar central da estratégia de defesa.

Elas também indicaram ter organizado campanhas de sabotagem para atrapalhar os projetos iranianos de enriquecimento de urânio e de mísseis, vistos por Israel como uma ameaça potencialmente mortal.

Embora Israel tenha a reputação de ser o único país do Oriente Médio com arsenal atômico, muitos analistas consideram as forças convencionais de Israel muito pequenas para infligir um dano duradouro às instalações nucleares iranianas, que estão distantes, espalhadas e bem protegidas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]