• Carregando...
 | Reprodução/Washington Post
| Foto: Reprodução/Washington Post

O helicóptero parecia voar normalmente até que - de repente - cair. “Não parecia estar balançando ou algo assim”, disse Justice Winrich, uma turista de Madison, no Wisconsin. Ela estava com um grupo de turistas do lado de fora do centro de visitas de Pearl Harbor na manhã de quinta-feira (18), como contou à agência AP, quando notou um helicóptero particular muito próximo às pessoas em terra.

Seu pai, Shawn Winrich, pegou sua câmera e eles assistiram horrorizados ao veículo “mergulhando” nas ondas em questão de segundos. A aeronave Bell 206 caiu a 10 ou 20 pés da costa. Os últimos sons audíveis na filmagem são gritos frenéticos de “venha aqui, venha aqui, venha aqui!”, enquanto os espectadores correm para a água.

Chris Gardner, um guia turístico da Keawe Adventures, foi um dos primeiros a mergulhar. Ele e outros três nadaram rapidamente até o helicóptero afundando. Lá, viram um passageiro preso em seu interior.

“Ele estava preso em seu assento na parte traseira da aeronave”, Gardner disse. Ele, um oficial da Polícia Federal, um membro da Marinha e outro homem se revezaram na tarefa de mergulhar até o helicóptero e tentar cortar a cinto de segurança do adolescente preso, segundo a AP.

Depois de várias tentativas, os homens soltaram o garoto de 16 anos. Minutos depois, o helicóptero afundou sumindo de vista.

Os outros quatro passageiros a bordo foram capazes de nadar, e todos os cinco foram levados para o hospital em macas. Shayne Enright, porta-voz do Departamento de Serviços de Emergência de Honolulu, disse que o adolescente está em estado crítico.

Seus socorristas são humildes e otimistas. “Faz parte do instinto quando se cresce no Havaí”, disse Gardner. “Foi um esforço coletivo e oramos para que ele esteja bem.”

A Marinha divulgou um comunicado informando que o helicóptero pertencia à Genesis Aviation, uma empresa de passeios aéreos que foi fundada em 1999. A Administração Federal de Aviação enviou investigadores ao local do acidente, e o Conselho Nacional de Segurança do Transporte está enviando o seu próprio investigador nesta sexta-feira (19), na esperança de descobrir a causa do acidente.

Tragédias não são incomuns para a indústria de passeios de helicóptero do Havaí; 59 acidentes foram registrados entre 1981 e 2008, de acordo com a revista Aviation, Space, and Environmental Medicine. Mais de 50 pessoas foram mortas. E quando a população militar do Havaí entra na conta, as mortes em acidentes de helicóptero são ainda mais comuns. No mês passado, 12 marinheiros morreram quando dois helicópteros colidiram durante um treinamento.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]