• Carregando...
Vídeo mostra o autor do tiroteio no Colorado, apresentando um trabalho, quando ele tinha 18 anos | ABC News / Divulgação
Vídeo mostra o autor do tiroteio no Colorado, apresentando um trabalho, quando ele tinha 18 anos| Foto: ABC News / Divulgação

A rede de televisão americana ABC exibiu neste domingo um vídeo de James Holmes, 24, atirador que matou 12 pessoas em um cinema no Colorado, em uma apresentação de trabalho no início de seu curso de neurociência, quando ainda morava em San Diego, no Estado da Califórnia.

» Veja vídeo de James Holmes, aos 18 anos

Nas imagens, feitas em 2006, Holmes mostra um trabalho sobre ilusões temporais para alunos e professores da Miramar College, na cidade do sul californiano, em um curso de verão. Ele aparece nervoso ao falar ao público, mas mostrava domínio do assunto."Durante todo esse curso de verão trabalhei sobre ilusões temporais. É uma ilusão que lhe permite voltar ao passado".

Ao ser apresentado, o tutor explicou o objetivo do trabalho e os instrumentos usados pelo jovem, além de descrevê-lo. "Seu objetivo é se tornar um pesquisador e fazer descobertas científicas. Na vida pessoal, gosta de jogar futebol e jogos de estratégia e seu sonho é ter sua própria máquina de raspadinhas".

Após os estudos na Califórnia, Holmes recebeu uma bolsa do governo americano para estudar seu doutorado em Denver, no Estado do Colorado, em um dos cursos de neurociência mais competitivos do país. Apesar de ser apaixonado por ciência, não possuía registros na internet, assim como páginas em redes sociais.

Calculado

Na noite de sábado, a polícia de Aurora afirmou que o atirador do Colorado calculou e premeditou o crime no cinema, que aconteceu na sessão de estreia de Batman - O Cavaleiro as Trevas Ressurge, na madrugada da última sexta.Holmes foi detido logo após a ação, no estacionamento do shopping onde fica a sala. Para os agentes, o plano do jovem era matar todos os que queriam saber mais informações sobre ele após o ataque ao montar a armadilha de explosivos em seu apartamento. As bombas foram retiradas em operação policial ontem.

Após ouvir a versão de vizinhos, a polícia constatou que o estudante recebeu um número grande de encomendas nos últimos quatro meses em endereços de trabalho e em seu apartamento, o que explicaria a quantidade de munição e explosivos conseguida por Holmes.

A polícia também descartou o envolvimento de uma segunda pessoa. "Temos provas de um processo consciente para cometer esse ataque e temos provas que ele tinha um plano premeditado em sua cabeça para atacar qualquer um que tentasse abrir a porta de seu apartamento".

Condolências

O presidente Barack Obama deverá se encontrar neste domingo com as vítimas e familiares dos mortos no tiroteio em Aurora, que fica a 30 km de Denver. Sua agenda para a campanha de reeleição prevista para amanhã e terça no oeste americano será mantida.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]