• Carregando...

HANÓI - O Vietnã afirmou nesta segunda-feira que quatro focos de gripe aviária causaram a morte de mais de 900 patos e frangos em uma província ao norte do país, que faz fronteira com a China. Trabalhadores sanitários sacrificaram outras 3.717 aves na província de Cao Bang, depois que foram registrados surtos em quatro comunidades na sexta-feira passada, informou o Departamento de Saúde Animal do Ministério da Agricultura.

"Os resultados das análises mostraram que as aves eram positivas para o vírus H5", informou o órgão em uma comunicado publicado em sua página da Internet ( www.mard.gov.vn/dah).

As infecções em aves domésticas em Cao Bang, localizada a 270 quilômetros ao norte de Hanói, e fronteira com a província chinesa de Guangxi, ocorrem uma semana após seis novos focos terem sido encontrados no norte do Vietnã.

A gripe aviária provocou a morte ou o sacrifício de 2,39 milhões de aves domésticas desde que seu vírus reapareceu no início de outubro. A doença já se espalhou por 17 das 64 províncias do Vietnã, a maioria ao norte, enquanto se aproxima o inverno.

A cepa H5N1 do vírus, que se intensifica com temperaturas mais frias, infectou 133 pessoas na Ásia desde o fim de 2003 e provocou a morte de quase 70 dessas pessoas. O Vietnã registrou 93 infecções em humanos, das quais 42 resultaram em mortes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]