• Carregando...
 | Divulgação/Historic England
| Foto: Divulgação/Historic England

A necessidade de uma reforma na propriedade do designer de tapetes Luke Irwin, localizada em Wiltshire, no Sudoeste da Inglaterra, para transformar um antigo celeiro em salão de jogos levou a uma das descobertas arqueológicas mais incríveis da história recente na Grã-Bretanha.

Como Irwin não queria nenhum cabo de energia aparente, os eletricistas começaram a cavar ao redor da nova sala de lazer, a fim de instalar fios subterrâneos. Após atingirem cerca de 45 centímetros abaixo da superfície, os profissionais se depararam com peças que pareciam formar um mosaico. “Eu percebi a importância daquilo imediatamente e pedi para que os operários parassem o trabalho”, contou o designer ao The Guardian.

Irwin chamou os arqueologistas do Historic England, órgão do governo inglês responsável pela preservação histórica do país, que constataram que o mosaico havia sido usado como pavimentação de uma vila romana, espécie de residência campestre que pertencia a famílias de classe alta. A construção teria ocorrido entre os anos 175 e 220 d.C., e remodelada diversas vezes antes do século V.

Detalhe da pavimentaçãoDivulgação/Wiltshire Archaeological Service

Segundo o doutor David Roberts, arqueologista da organização, o acontecimento foi bastante significativo. “O local é valioso e conta com um potencial incrível”, disse ao jornal britânico. Para Roberts, a descoberta de uma vila tão bem preservada dará aos estudiosos a oportunidade perfeita para compreender a história da região durante o período em que foi uma província romana e o que se seguiu após a desocupação. O arqueologista também afirmou ser impressionante que a construção não tenha sido destruída completamente após a queda do Império Romano. Além do mosaico, foram descobertos um poço e um túmulo, provavelmente de uma criança.

Imagem mostra como seria a construção originalReprodução/The Guardian

Colaborou: Mariana Balan.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]