• Carregando...
protestos trump
Membros de um grupo Antifa queimam um boné do Trump antes de confrontos com os Proud Boys, de direita, após marcha pró-Trump, em 14 de novembro de 2020, em Washington, DC.| Foto: Samuel Corum/Getty Images/AFP

Pelo menos 20 pessoas foram presas na noite deste sábado (14), após confrontos entre apoiadores de Donald Trump e grupos de esquerda em Washington DC, capital dos Estados Unidos. Uma pessoa foi esfaqueada e dois policiais também ficaram feridos na confusão, segundo a imprensa americana.

Durante a tarde, milhares de pessoas saíram às ruas da capital - e em outras cidades do país - para demostrar apoio ao presidente republicano, que está contestando o resultado da eleição de 3 de novembro na justiça, alegando que o processo foi fraudado. Além de bandeiras americanas e da campanha de Trump, os manifestantes carregavam cartazes com frases como "Pare o Roubo". Trump passou pelo local de carro para cumprimentar seus apoiadores.

A manifestação era pacífica, mas durante a noite grupos radicais de esquerda começaram a assediar os apoiadores de Trump, roubando bonés e bandeiras vermelhos e incendiando-os, segundo o Washington Post. Cerca de 15 membros do Black Lives Matter cercaram um casal idoso na saída do ato em apoio a Trump e passaram a xingá-los e ameaçá-los. Ao verem a confusão, algumas pessoas que passavam pelo local se aproximaram do casal para escoltá-lo enquanto o grupo os seguia gritando ofensas e ameaças.

Membros da Antifa também causaram caos derrubando mesas de comerciantes que estavam vendendo bonés, camisetas e outros itens pró-Trump. Segundo uma repórter do Daily Caller, eles jogaram fogos de artifício contra dois apoiadores do presidente que estavam jantando. Um vídeo compartilhado nas redes sociais mostra um apoiador de Trump, que estava envolvido em uma briga com manifestantes anti-Trump, sendo agredido com um soco no queixo e caindo no chão. Outros dois ainda chutaram o homem caído, que posteriormente foi auxiliado por pessoas que estavam ao redor.

Houve uma confusão generalizada quando os dois grupos se encontraram em uma esquina da cidade. Eles brigaram, trocando socos, por vários minutos, até a chegada da polícia. Um jovem foi esfaqueado nas costas naquele momento, segundo um bombeiro, mas sem ferimentos graves. Matthew Miller, jornalista do Daily Caller, descreveu o encontro como uma "briga total entre Proud Boys e a Antifa". Os Proud Boys são um grupo nacionalista que recentemente se envolveu em contraprotestos raciais nos Estados Unidos.

O presidente Donald Trump foi ao Twitter denunciar a violência, chamando os contramanifestantes de "escória Antifa" e "lixo humano da esquerda radical". "A escória Antifa da esquerda radical foi facilmente superada hoje pela grande multidão da Manifestação MAGA [Make America Great Again, slogan de Trump], apenas para retornar à noite, após 99% da multidão ter ido embora, para agredir idosos e famílias. A polícia chegou lá, mas tarde. A prefeita não está fazendo seu trabalho!", disse o presidente, referindo-se à prefeita democrata Muriel Bowser.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]