• Carregando...
Doença estaria relacionada com o surgimento das cidades modernas | Henry Milléo/Gazeta do Povo
Doença estaria relacionada com o surgimento das cidades modernas| Foto: Henry Milléo/Gazeta do Povo

Medicina

Novo instituto irá pesquisar vacina

Pesquisadores americanos anunciaram a criação de um novo instituto voltado para o desenvolvimento de uma vacina contra a aids em La Jolla, na Califórnia. Trata-se de uma parceria da ONG Instituto de Pesquisas Scripps com a Iniciativa Internacional da Vacina da aids, com um investimento de 30 milhões de dólares.

"O mundo precisa de uma vacina contra a aids para mudar a maré desta devastadora pandemia", disse nota assinada por Richard Lerner, presidente do Instituto Scripps. "Estamos confiantes de que este centro vá facilitar intercâmbios mais produtivos entre pesquisadores para estimular novas idéias que vão ajudar a acelerar a ciência da vacina contra a aids."

A doença destrói o sistema imunológico dos pacientes, que morrem de infecções, como a tuberculose, ou de câncer. Um coquetel de drogas consegue controlar a doença, mas não há cura.

São Paulo - O vírus da aids circula entre humanos há cerca de cem anos, décadas antes do que cientistas estimavam, afirma um estudo publicado ontem na revista Nature. Até agora, pesquisadores afirmavam que o vírus havia sido transmitido de chimpanzés para humanos na década de 30.

Entretanto, análises genéticas indicam a presença do HIV entre humanos entre 1884 e 1924, momento em que a África iniciava sua urbanização, mas a estimativa mais focada aponta o ano de 1908. O vírus da aids só foi detectado no começo da década de 80, quando a doença começou a chamar a atenção de médicos e entidades de saúde.

A equipe de Michael Worobey, da Universidade do Arizona, chegou à nova data após comparar as seqüências genéticas de duas amostras do vírus, de 1959 e 1960, as mais antigas encontradas. As amostras são de duas pessoas infectadas em Kinshasa, capital da atual República Democrática do Congo.

Os pesquisadores fizeram o cálculo utilizando o método do "relógio molecular", em que eles analisam a quantidade de diferenças nos genes de "versões" anteriores do HIV e de seu antecessor animal, chamado SIV, a forma símia do vírus. Com isso, é possível estimar quando viveu a versão comum entre os dois.

Urbanização

A nova data coincide com uma época de mudanças na história da região onde o HIV se originou. Segundo os pesquisadores, o crescimento dos novos centros urbanos e as condutas de alto risco associadas a eles talvez tenham sido a causa da rápida expansão do vírus. Décadas mais tarde, a partir 1960, o número de infectados com o HIV na região havia disparado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]