• Carregando...

A visita do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ao Brasil, no dia 19 de março, coincidirá com votações importantes no Congresso norte-americano. Obama tem previsão de chegada ao Brasil um dia após o término do prazo para a votação do Orçamento de 2011 no Congresso dos EUA.

Nesta quinta-feira (3), um blog do jornal "The New York Times" lembrou que, em situações semelhantes, de decisões importantes do Congresso, Obama chegou a cancelar viagens internacionais para acompanhar de perto as questões internas dos EUA.

Em março de 2010, o presidente dos EUA cancelou uma viagem para Indonésia, Austrália e Bali porque, na ocasião, o governo tentava aprovar a nova legislação de atendimento à saúde nos Estados Unidos.

Questionado pelo G1, o Palácio do Planalto afirmou que a visita de Obama está mantida e que o governo norte-americano não deu "nenhuma indicação" de que poderia vir a ser adiada.

O Itamaraty informou que não alterou os preparativos para receber o presidente dos EUA no Brasil. "Estamos trabalhando como se houvesse a visita. Não há nenhuma previsão de que possa cair", informou a assessoria.

O assessor especial da Presidência para Assuntos Internacionais, Marco Aurélio Garcia, também negou essa possibilidade. "A viagem, pelo que sei, está mantida. Ele vem no dia 19 de março", afirmou.

A embaixada dos Estados Unidos também afirmou que a vinda do presidente dos Estados Unidos está confirmada. "A questão do Orçamento não altera em nada a viagem", disse a assessoria da embaixada.

Segundo a agenda da viagem, Obama chega ao Brasil na manhã no dia 19 de março, um sábado. Ele vai se reunir com a presidente Dilma Rousseff, no Palácio do Planalto, dará entrevista coletiva e almoçará no Itamaraty.

No dia 20, o presidente dos EUA participará de uma reunião com o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), e visitará uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) instalada em uma das favelas da capital carioca. Ele vem ao Brasil companhado da mulher, Michelle, e das duas filhas, Sasha e Malia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]