• Carregando...

Naypyidaw, Mianmar - O governo de Mianmar vai suspender vistos de entrada para tu­­ristas a partir de setembro – pou­­cos meses antes das primeiras eleições a serem conduzidas em duas décadas –, provavelmente para restringir o acesso de observadores estrangeiros no país du­­rante o pleito.

A votação parlamentar, marcada para 7 de novembro e a primeira realizada em nível nacional desde 1991, é rejeitada por críticos como sendo um pleito para garantir o controle do Exér­­cito no poder e atrair investimentos.

"Achamos que o real motivo para essa medida pode ser a de prevenir que repórteres e monitores do exterior entrem no país antes das eleições de 7 de novembro", disse um operador de turismo. O governo oferece poucas oportunidades a observadores es­­trangeiros para visitar o país.

Observadores

A Associação de Nações do Su­­des­­te Asiático se ofereceu para en­­viar observadores regionais a Mianmar durante as eleições, mas não houve resposta oficial até ago­­ra – na semana passada, as au­­­­to­­ridades impuseram controles rigorosos sobre campanhas políticas.

Analistas dizem que o regime planeja manter sua participação política apoiando vários pequenos partidos e uma grande organização, o Partido do Desen­­vol­­vi­­mento e Solidariedade da União.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]