• Carregando...
Piloto suíço Andre Borschberg  tira foto com moradores de Mascate, em Omã | Jean Revillard/Olga Stefatou/Efe
Piloto suíço Andre Borschberg tira foto com moradores de Mascate, em Omã| Foto: Jean Revillard/Olga Stefatou/Efe

O avião “Solar Impulse 2”, movido a energia solar, decolou, nesta segunda-feira, para realizar outro trecho de sua viagem de volta ao mundo. A aeronave partiu de Mascate, em Omã, às 06h35 do horário local, que equivale no Brasil às 23h35 de segunda-feira, com destino a Ahmedabad , na Índia.

O Solar Impulse 2, que nesta parte do trajeto é pilotado por Bertrand Piccard (um dos fundadores do projeto), irá percorrer 1.465 km, durante cerca de 16 horas, sobrevoando o mar da Arábia até chegar à cidade indiana. O avião é um monolugar e Piccard e Borschberg se revezarão durante a jornada de volta ao mundo. Os internautas podem acompanhar a viagem através da internet.

Esse modelo é o primeiro avião capaz de voar dia e noite sem combustível, propelido apenas pela energia do sol. A aeronave Solar Impulse 2, que será usada nesta jornada, é feita de fibra de carbono e tem 17.248 células solares que a abastecem com energia renovável. Ontem, a aeronave voou de Abu Dhabi a Mascate.

No total, serão 35 mil quilômetros percorridos e o tempo de duração deve chegar a cinco meses. A velocidade máxima da aeronave é de 140 quilômetros por hora, mas os pilotos devem limitá-la à metade para economizar energia. O avião suíço é o segundo protótipo do aparelho concebido por Bertrand Piccard. O primeiro, mais leve e menos poderoso, fez seu primeiro voo em 2010 e alcançou 26 horas de voo em linha reta, ao cruzar os EUA de costa a costa em cinco etapas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]